Mobilidade

Abarth elétrico: sacrilégio ou mudança essencial pelo ambiente?

Novo Abarth 500e é a primeira proposta elétrica da marca de performance e chega a Portugal em junho
Texto

Foi no final de novembro de 2022 que ficámos a saber que a famosa marca do escorpião estava a aventurar-se no mundo dos veículos elétricos com o Novo Abarth 500e. A AWAY foi ver esta primeira proposta de mobilidade sustentável do fabricante que, apesar de só ser lançada em junho, já está envolta em alguma controvérsia.

Com mais de 70 anos de história, a Abarth é conhecida pelos seus pequenos carros desportivos a gasolina. As rápidas acelerações e o som característico do motor fizeram com que os veículos tenham ganhado uma legião de fãs espalhada um pouco por todo o mundo. E são estes fãs que agora parecem torcer o nariz a este novo capítulo da história do construtor.

Abarth elétrico - AWAY
Abarth estreia-se no mundo dos veículos elétricos (foto: divulgação)

Numa altura em que a União Europeia começa a apertar as exigências ambientais para o setor automóvel, a verdade é que as marcas que não se conseguirem adaptar, acabarão por desaparecer. E a Abarth está pronta para se transformar.

Nas redes sociais as reações têm sido acesas, mas estávamos à espera que fosse assim. É uma mudança muito grande da marca, mas não podíamos deixar de a fazer”, refere Susana Victor, marketing manager da Fiat e da Abarth em Portugal, durante a apresentação estática do elétrico. 

Para os aficionados da marca que não estão prontos para esta transição, a Abarth tem boas notícias. A gama a gasolina continuará disponível por pelo menos mais um ano e meio. 

Apesar das reações, muitas delas negativas, o Novo Abarth 500e vai chegar em junho pronto para fazer faísca e conquistar o coração de quem adora um pequeno carro desportivo, este com a particularidade de ter uma pegada ecológica bem mais reduzida.

Performance e sustentabilidade no Novo Abarth 500e

A promessa é simples, explicou Susana Victor: transformar a sustentabilidade em performance. Isso traduz-se numa melhor aceleração – vai dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos -, melhor comportamento graças a uma melhor distribuição de peso, maior distância entre eixos e um binário superior, e mais diversão.

É mais reativo na condução urbana do que o Abarth 695 a gasolina, sendo um segundo mais rápido dos 20 aos 40 km/h e indo dos 40 aos 60 km/h em apenas um segundo e meio.

Abarth elétrico - AWAY
Novo Abarth 500e vai dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos (foto: divulgação)

O famoso som característico dos veículos da Abarth não foi esquecido. Apesar de o motor elétrico não fazer barulho, o famoso rugido dos veículos a gasolina da marca está presente graças ao Sound Generato. Este é oferecido como uma alternativa à proposta sonora de série, o som de uma guitarra elétrica que se ouve em vários momentos, como quando se liga o carro ou quando se atinge uma velocidade superior a 20 km/h.

Equipado com uma bateria de 42 kWh que resulta numa potência de 113,7 kW, o Novo Abarth 500e deverá ter uma autonomia de cerca de 250 km (valor ainda não homologado).

Versão de lançamento e preços

A proposta elétrica do escorpião vai chegar ao mercado numa edição especial de lançamento, a Scorpionissima, que estará limitada a 1949 unidades, uma homenagem ao ano de criação da Abarth. Vai estar disponível em versão berlina e cabrio em duas novas cores exclusivas, o Verde Acid e o Azul Poison.

Em relação aos preços, estes vão ser transversais em toda a Europa. O Novo Abarth 500e Scorpionissima Berlina custará 43 mil euros e a versão Cabrio estará disponível por 46 mil euros, valores que já incluem o IVA, as despesas de legalização e o transporte.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Preço dos combustíveis na próxima semana de 13 a 19 de maio
Vê 6 maneiras para reduzires a tua pegada ambiental
Chegou o tempo dos morangos e é assim que os deves lavar