Mobilidade

Trotinetes elétricas podem valer €73 mil milhões até 2030

O mercado global de trotinetes elétricos está em expansão à medida que as infraestruturas vão se adaptando
Texto
Trotinete elétrica (foto: Silas Stein/Picture Alliance/GettyImages)
Trotinete elétrica (foto: Silas Stein/Picture Alliance/GettyImages)

Um novo estudo estima que o mercado global de e-scooters ou trotinetes elétricas poderá atingir 78,65 mil milhões de dólares (mais de 73 mil milhões de euros) até 2030.

A Research and Markets (R&M) indica que neste momento existe um forte investimento em todo o mundo no desenvolvimento e adaptação de infraestruturas para acomodar a micromobilidade o que irá continuar a beneficiar o crescimento do mercado de e-scooters.

A acessibilidade económica face a veículos automóveis, a facilidade de manobras e a utilização prática têm contribuído para o sucesso das trotinetes elétricas, bem como para o bom desempenho de outras formas de micromobilidade sustentável.

trotinetes - away
Utilização de trotinetes elétricas, Lisboa (foto: Horacio Villalobos/Corbis via GettyImages)

Depois de alguns problemas iniciais, os construtores de trotinetes e mesmo os operadores de mobilidade partilhada estão a concentrar-se na qualidade, desempenho, conforto e segurança, revela o estudo da R&M.

Também a implementação de sistemas de carregamento mais rápido ou troca de baterias poderão impulsionar ainda mais o mercado e é assinalado que poderão de igual forma convencer mais utilizadores particulares a adquirir trotinetes elétricas.

Nas economias em desenvolvimento estes veículos são ainda uma oportunidade para poder conferir mobilidade por um preço infinitamente mais acessível a uma maior franja das populações.

trotinetes - away
Utilização de trotinetes elétricas (foto: John Keeble/GettyImages)

O estudo revela ainda a importância dos apoios que vários governos ocidentais tem conferido à aquisição destes veículos, já que, em movimento, contribuem para evitar a emissão de gases poluentes.

A previsão até 2030 inclui ainda uma janela de oportunidade importante quando é factual que a crise do preço dos combustíveis parece não abrandar com constantes aumentos do custo e maior dificuldade dos utilizadores em manterem-se fiéis a automóveis.

Por último há ainda um alerta para a necessidade de também no mercado das e-scooter procurar-se alternativas às baterias de iões de lítio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável