Bicicleta ou trotinete elétrica são agora dois meios de mobilidade urbana partilhada que passam a estar disponíveis no concelho de Almada com especial foco na Costa da Caparica e na FCT. No verão podes evitar as filas de trânsito e ser mais amigo do ambiente.
A Câmara Municipal de Almada estabeleceu no início de junho um acordo com os operados Bird, Bolt, Lime e Whoosh, para disponibilizarem, cerca de 900 veículos elétricos de micromobilidade, em concreto cada um, um conjunto de 150 trotinetes e 75 bicicletas.
O projeto-piloto, conforme noticiado pela AWAY, arrancou a 4 de junho, terá a duração de seis meses e os veículos terão estacionamento em locais delimitados previamente acordados com o município.
Nesta fase do projeto foram definidos dois eixos de utilização: Cacilhas – Monte da Caparica (Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT) e Trafaria – Costa da Caparica (acesso à Praia do Rei, rotunda da Estrada Florestal).
Para poderes utilizar o serviço e desbloqueares as bicicletas ou trotinetes elétricas terás de aceder às diferentes aplicações de cada operador e escolher consoante a tarifa e/ou serviço do teu agrado.
Para concluíres a viagem será obrigatório parqueares a trotinete ou bicicleta elétrica em docas “virtuais” que são locais assinalados para esse efeito nas plataformas eletrónicas de cada operador e no local específico.
Este projeto-piloto tem como objetivo requalificar o espaço público e melhorar as condições de mobilidade dando uma opção suave e amiga do ambiente para deslocações de curta distância.
Almada já tinha realizado um teste piloto em 2019 durante o Caparica Surf Fest, com a disponibilização de trotinetes elétricas Flash em doze hotspots no concelho. Este novo projeto permitirá alargar a experiência.