Smartcity

Almada vai ter 900 trotinetes elétricas e bicicletas partilhadas

Projeto-piloto leva bicicletas e trotinetes elétricas da Bolt, Lime e Bird para algumas zonas de Almada
Texto
Almada recebe trotinetes e bicicletas elétricas
Almada recebe trotinetes e bicicletas elétricas

Almada está a abraçar a micromobilidade e vai avançar com um projeto-piloto durante seis meses que irá levar 900 trotinetes elétricas e bicicletas partilhadas para a cidade.

A introdução do sistema de mobilidade suave partilhada foi aprovada numa reunião da Câmara e irá implicar um acordo entre o Município de Almada e as operadoras de micromobilidade Bolt, Lime e Bird.

trotinete elétrica Bolt - AWAY
Trotinetes elétricas Bolt

De acordo com o referido na reunião, que pode ser vista no YouTube, cada operadora irá disponibilizar 300 trotinetes, num total de 900. Este número será constantemente pelo município que poderá aumentar ou diminuir os veículos disponíveis conforme considere necessário. Não é referido o número de bicicletas.

Não foi avançada uma data para avançar com a introdução das trotinetes e bicicletas elétricas.

trotinetes elétricas Bird - AWAY
Trotinetes elétricas Bird

No âmbito do projeto-piloto, serão definidas áreas para estacionamento das bicicletas e trotinetes elétricas de forma a garantir sempre a segurança de pedestres e condutores. Serão também sinalizadas zonas em que é proibido estacionar, acelerar ou circular.

Estes veículos de micromobilidade apenas poderão ser utilizados em áreas previamente designadas que, de acordo com a Câmara, serão Cacilhas, Almada, Caparica (com ligação ao campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia – FCT), Trafaria, Costa da Caparica, na Estrada da Fontana até ao cruzamento da Rua do Giramar e numa parte do paredão da Costa da Caparica, entre a praia Chapéu de Palha e a praia Tarquínio.

trotinetes elétricas Bird - AWAY
Trotinetes elétricas Lime

Este projeto-piloto tem como objetivo requalificar o espaço público e melhorar as condições de mobilidade dando uma opção suave e amiga do ambiente para deslocações de curta distância.

Durante os seis meses, será feita a avaliação da introdução de bicicletas e trotinetes elétricas em Almada para depois ser desencadeado um processo de licenciamento desta operação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos