Atualidade

Prazo para validar faturas e poupar no IRS está a acabar

Já só tens até dia 26 de fevereiro para validar despesas de automóvel e passes de transporte no e-fatura
Texto
Faturas para IRS (foto: Tyler Franta/Unsplash)
Faturas para IRS (foto: Tyler Franta/Unsplash)

Já validaste as faturas referentes a 2023 no Portal das Finanças? Se a resposta é não, então está atento porque já não tens muito tempo. O prazo para validação e faturas e registo manual de alguma que possa estar em falta termina esta segunda-feira, 26 de fevereiro. O que ficar por validar já não entra no IRS de 2023.

No campo da mobilidade, tens três categorias a que deves estar particularmente atento: passes mensais de transportes públicos, despesas de reparação de automóveis e despesas de reparação de motociclos. Estas podem ser apresentadas no IRS já que têm categorias próprias e trazem benefícios fiscais.

Passes Mensais

Nesta categoria vais poder colocar despesas relacionadas com a aquisição de um passe mensal para transportes públicos coletivos, como transportes urbanos, transportes costeiros, transporte interurbano em autocarros ou até o Passe Ferroviário Nacional.

Metro de Lisboa - AWAY
Validadores no Metro de Lisboa (foto: AWAY/DR)

Atenção que viagens individuais – como as de comboio alfa pendular ou de metropolitano – não entram nesta categoria, mas sim na geral.

Manutenção e reparação de automóveis e motociclos

Se tiveste despesas com o teu automóvel ou motociclo, é nestas categorias que deves colocar a fatura. Tem atenção que cada um dos meios de transporte tem a sua categoria própria. Não as confundas.

Despesas que tenhas tido em oficinas, como mudança de pneus, troca de peças ou manutenção, entram nestas categorias. Para que seja possível, quem emite a fatura tem de ter como atividade (ou CAE) manutenção e reparação de veículos automóveis ou manutenção e reparação de motociclos, peças e acessórios.

Manutenção automóvel - AWAY
Manutenção automóvel (foto: Malte Luk/Pexels)

Faturas de combustível, de portagens ou estacionamento entram na categoria de despesas gerais , juntamente com faturas de luz, de água e de gás.

Prazos importantes para o IRS

Até dia 26 de fevereiro vais poder verificar todas as tuas faturas e registar alguma que notes que possa estar em falta.

Entre 16 e 31 de março, será possível consultar as despesas dedutíveis e reclamar de despesas gerais familiares.

Estes passos são essenciais já que, a partir de 1 de abril e até 30 de junho, será essencial entregar o IRS referente aos rendimentos de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana