Energia

Preço médio semanal do gasóleo e da gasolina subiu, indica ERSE

Na semana de 19 a 25 de fevereiro, preço antes de impostos é de €0,861 litro/gasolina 95 simples e de €0,962 litro/gasóleo
Texto
Combustíveis fósseis (foto: E. McLean/ Unsplash)
Combustíveis fósseis (foto: E. McLean/ Unsplash)

O preço da gasolina e do gasóleo têm estado a subir desde o início do ano e esta semana a tendência manteve-se. De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o preço médio semanal subiu 2,2% para a gasolina e 1,4% para o gasóleo esta semana.

Para a semana de 19 a 25 de fevereiro, o preço eficiente antes de impostos é de 0,861 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 0,962 euros/litro para o gasóleo simples, sendo que, após impostos, atinge 1,771 euros/litro, para a gasolina 95 simples, e nos 1,729 euros/litro para o gasóleo simples, indicou a ERSE.

De acordo com o regulador, o preço eficiente “registou uma atualização, face à semana passada, de +2,2%, para a gasolina e de +1,4% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +5,2% e do gasóleo simples em +2,8%”.

Combustíveis - AWAY
Preço eficiente subiu esta semana (foto: Christophe Ena/AP)

Em relação à semana anterior, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, segundo a ERSE, “esteve 2,2 cêntimos/litro acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,1 cêntimos/litro acima no caso do gasóleo simples”.

Assim, em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,2% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,6% acima” deste preço, destacou.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos