Foi em 2021 que a Dacia apresentou o seu primeiro veículo elétrico. O Spring chegou com um preço chamativo, que tornava a mobilidade elétrica mais acessível. Três anos depois, o modelo elétrico surge com um novo design e vários pontos atrativos, continuando, ainda assim, a ser apresentado como o elétrico mais acessível do mercado.
Comecemos por falar das novas linhas do Dacia Spring. Por fora, o estilo robusto domina e a única parte da carroçaria que se mantém inalterada é o tejadilho. O interior também surge completamente modificado, com um tablier reinventado.
De destacar que o Novo Spring apresenta agora um painel de instrumentos digital personalizável que surge em todas as versões e um grande ecrã central de multimédia nos modelos de topo de gama.
O Novo Spring passa a oferecer o seu motor de 48 kW (equivalente a 65 cv) em mais versões da gama, sendo assim mais acessível. Este motor permite que o elétrico vá dos 0-100 km/h em menos de 14 segundos. Está também disponível o motor de 45 cv, que vai dos 0-100 km/h em menos de 20 segundos.
Dacia Jogger Hybrid. Teste ao mais acessível híbrido de 7 lugares
Este elétrico tem ainda uma particularidade muito interessante que ajuda a que seja mais eficiente. É leve – pesa menos de uma tonelada – o que, aleado à eficiência do motor, garante consumos de energia de menos de 14,6 kWh/100 km. Assim, a bateria de 26,8 kWh permite uma autonomia de mais de 220 km.
Em relação ao carregamento, o Novo Dacia Spring está equipado com um carregador AC de 7 kW que permite carregar dos 20% aos 100% numa tomada doméstica em menos de 11 horas. Numa wallbox de 7 kW, o tempo de carregamento é de quatro horas.
Os preços desta nova geração do Spring ainda não foram revelados, mas a marca garante que continuará a ser o elétrico mais acessível do mercado. Atualmente, o Spring está disponível a partir de 20.400 euros.
As encomendas do Novo Dacia Spring começam na primavera de 2024 e os primeiros carros devem chegar a Portugal no verão.