Mobilidade

Citroën ë-C4 X é dos elétricos mais rápidos a percorrer 1000km

Teste comparou modelo elétrico da Citroën com Renault Mégane, Volkswagen ID3 e MG 4
Texto

Muitas vezes, o principal argumento contra os veículos elétricos é o facto de não serem uma boa opção para viagens longas. As autonomias, aliadas aos tempos de carregamento, fazem com que muita gente torça o nariz a estes veículos. A Citroën quis mostrar que é possível fazer viagens longas com um elétrico e testou o ë-C4 X numa viagem de 1000 quilómetros para mostrar que é dos mais rápidos do seu segmento.

Quanto tempo é necessário para o Citroën ë-C4 X percorrer 1000 quilómetros e como se compara com a concorrência?” – era a esta pergunta que a marca queria responder. O UTAC, um grupo independente de testes, validações e certificação automóveis, ficou encarregue de dar a resposta.

Citroen e-C4 X - AWAY
Citroën ë-C4 X tem autonomia para 420 km

Para tal, foram testados em condições rigorosamente semelhantes três veículos considerados concorrentes diretos do Citroën ë-C4 X, o Renault Mégane e-Tech, o Volkswagen ID3 e o MG 4. Antes de arrancarem, os veículos foram carregados a 100% e a condução foi interrompida quando o nível de carga atingia os 10%. Quando as baterias atingiam os 80%, a condução era retomada. O processo foi repetido até se percorrerem os 1000 quilómetros.

O Citroën ë-C4 X foi o mais rápido, tendo percorrido os 1000 quilómetros em 11 horas e 57 minutos. Este tempo inclui o carregamento. Os concorrentes levaram entre 14 e 67 minutos a mais para percorrer a mesma distância.

O Citroën ë-C4 X tem uma bateria de 54 kWh e uma autonomia de 420 km, a menor dos quatro veículos testados, mostra a marca de automóveis. Durante os testes, concluiu-se que o ë-C4 X precisa de parar menos tempo para carregar e que tem um menor consumo de energia.

O Citroën ë-C4 X está disponível em Portugal a partir dos 36.670 euros com oferta Easy Wall Box. Já o modelo ë-C4 custa a partir de 36.070 euros, com a mesma oferta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
Um dos relógios mais sustentáveis é feito com materiais reciclados
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D