Mobilidade

Hyundai Ioniq 6 tem autonomia até 777 km e preço desde €59.390

Já está disponível em Portugal o novo Ioniq 6 o veículo elétrico mais aerodinâmico da Hyundai
Texto

Revelado há cerca de um ano, passa este mês a estar disponível em Portugal o familiar 100% elétrico Hyundai Ioniq 6, com dois pontos em destaque: a autonomia, em cidade, que alcança uns impressionantes 777 quilómetros e o preço de acesso abaixo dos 60 mil euros.

Com um desenho muito apurado o novo Hyundai Ioniq 6 consegue agradar à vista praticamente em todos os ângulos. Ainda assim, à noite, há pormenores que lhe conferem um certo ar futurista. A começar pelo spoiler traseiro transparente com LED que se iluminam para acentuar uma imagem mais desportiva.

O Hyundai Ioniq 6 apresenta características de familiar, mas também de executivo. Aliás o espaço e equipamento é uma referência (até tomada a bordo ele possui) e é a própria marca a dizer que atrás é como um escritório com rodas. De série, podes contar com dois monitores de alta-definição com 12,3 polegadas que te permitem aceder ao avançado sistema de infoentretenimento e todas as informações de bateria, estado geral, entre outras.

hyundai ioniq 6 - away
Desenho apurado e linhas muito aerodinâmicas ajudam a oferecer excelente autonomia (foto: divulgação)

Apesar das linhas esguias este veículo elétrico tem 4,86 metros de comprimento e por isso é claramente um familiar. Ainda assim tem um coeficiente aerodinâmico (Cd) de apenas 0,21. Traduzindo: tem uma linha que lhe permite ter menor atrito ao vento e melhorar as prestações e autonomia.

Sim. Autonomia é um ponto forte a que se soma a eficiência energética (consumo de apenas 14,3 kWh/100 km). A Hyundai conseguiu homologar uma autonomia citadina de 777 quilómetros. E como ninguém quer um modelo destes para andar apenas em cidade, a marca anuncia uma autonomia combinada de até 614 quilómetros.

Hyundai Ioniq 6 - away
Escritório a bordo. Nem uma tomada de 220V falta no interior (foto: divulgação)

E como se consegue tudo isto? O Ioniq 6 possui um gerador elétrico com 168 kW (motor elétrico em posição traseira com 228 cavalos) e uma bateria de iões de lítio com 77,4 kW de capacidade e tecnologia de 800 volts. Este último dado é importante porque assegura carregamentos ultrarrápidos (em apenas 15 minutos consegue atingir carga para uma autonomia de 350 km).

Em Portugal o Hyundai Ioniq já está disponível com a versão de acesso Premium a custar 59.390 euros e a topo de gama Vanguard por 64.790 euros.

A AWAY, a convite da Hyundai Portugal, já conduziu o Ioniq 6 num curso percurso misto cidade-serra. O conforto e espaço salta de imediato à vista, mas é o facto de mesmo após algumas subidas e descidas manter uma média inferior a 15 kWh que mais nos impressionou.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável