A Hyundai Heavy Industries Group (HHI Group) revelou no início do ano um protótipo futurista high-tec de um navio com capacidade de navegação autónoma e locomoção a hidrogénio. Mas mais do que a embarcação é toda uma visão de sustentabilidade aliada à preservação dos oceanos que a marca quer imprimir.
Este curioso modelo parece um misto de submarino com velas de iate planas à superfície, mas é a interpretação da marca para um barco que terá capacidade para recorrer a um avançado sistema de navegação para poder operar de forma autónoma, com recurso a fonte de energia 100% limpa como é o hidrogénio.
Já em 2022 a HHI, braço marítimo do gigante Hyundai, maior construtor mundial de navios, tinha apresentado a sua visão para uma verdadeira “transformação oceânica” que irá incluir avançados sistemas de navegação autónoma computorizada, opções sustentáveis para transporte de mercadorias e até opções de gestão de portos completamente digitais recorrendo a rotinas de inteligência artificial.
Este ano a HHI revelou a estratégia assente em quatro pontos: mobilidade, energia, conhecimento e lazer. São nestes quatro pilares que a marca quer apostar para um futuro mais sustentável da mobilidade marítima.
Quanto ao modelo apresentado a HHI promete novidades ainda durante 2023. Ficamos a aguardar!