Conheces aquelas pequenas escavadoras que parecem rodopiar sobre si mesmas e se movimentam facilmente em espaços superapertados? Provavelmente gostarias que o teu automóvel pudesse fazer o mesmo. Com o “Hyundai caranguejo” isso pode estar mais perto de acontecer do que imaginas.
A divisão do construtor coreano focada em condução autónoma, conectividade e eletrificação – Hyundai Mobis – surpreendeu o mercado com a divulgação de um vídeo (em baixo), em que aplica um sistema de rotação das rodas em 90 graus ao elétrico Ioniq 5.
Aquele que à partida parece ser um “simples” automóvel de cinco portas é, afinal, um autêntico caranguejo. Pelo menos a avaliar pela forma como se consegue movimentar.
Deslocar-se na lateral (crab driving), inverter a ordem de marcha sem sair do lugar (zero turn), deslocar-se na diagonal e rodar em volta do eixo (pivot turn), são algumas das “habilidades” que este Ioniq 5 especial consegue fazer com facilidade.
O segredo está no sistema e-Corner da Hyundai, apenas possível de aplicar em automóveis elétricos, já que para o seu funcionamento é necessário haver um motor em cada roda. A travagem e a direção são do tipo ‘by-wire’, ou seja, as habituais ligações mecânicas entre volante e rodas e entre pedais e travões são substituídas por cabos e sensores eletrónicos.
A pergunta que agora se impõe é: até quando vamos ter de esperar para ter este sistema nos automóveis comuns e acabar, definitivamente, com os problemas em estacionar, até nos lugares mais apertados?
(Fotos: captura Youtube/ Hyundai Mobis)