Mobilidade

Dacia Jogger Hybrid. Teste ao mais acessível híbrido de 7 lugares

A Dacia assegura que o Jogger HEV consegue circular em circuito urbano em 80% do tempo em modo 100% elétrico
Texto

A Dacia é uma marca que prima pela filosofia de oferecer produtos onde o valor pelo que se paga é o mais justo possível. O Dacia Jogger Hybrid 140 junta essa filosofia à característica de ser o veículo eletrificado híbrido com 7 lugares mais acessível do mercado nacional.

Lançado no mercado nacional no primeiro trimestre deste ano o Dacia Jogger HEV 140 destaca-se pela carroçaria estilo carrinha crossover tradicional com o pilar traseiro proeminente e com a frente com a nova imagem e logotipo em destaque.

O caráter mais aventureiro do novo Dacia Jogger é aqui acentuado na versão Extreme onde as proteções do guarda-lamas, embaladeiras, barras no tejadilho longitudinais e jantes especiais em preto conferem um ar moderno e robusto.

dacia - away
A versão Extreme SL é a mais equipada da gama (foto: AWAY)

O sucesso da versão bi-fuel com motorização a gasolina e GPL faz olhar para esta proposta híbrida como uma alternativa para quem quer eletrificação e não aprecia a proposta a gás.

O Dacia Jogger Hybrid possui um motor a gasolina com 1.598 cm3, com 140 cavalos de potência e um binário de 353 Nm, com caixa automática. Este motor está acoplado a uma bateria de 1,2 kWh que carrega em andamento e por isso não precisas estar a pensar onde irás carregar a bateria.

A Dacia assegura que a combinação entre a bateria elétrica e o motor de combustão permite circular em circuito urbano em 80% do tempo em modo 100% elétrico, o que aponta para cerca de 70 km em modo verde, e por isso, com reduzidas emissões. Mais, a marca afirma que esta combinação permite a redução em 40% dos consumos face a equivalentes motorizações de combustão simples a gasolina.

dacia - away
O Dacia Jogger Hybrid 140 de 7 lugares está disponível a partir de €28.840 (foto: AWAY)

O construtor romeno do grupo Renault anuncia um consumo médio no ciclo combinado WLTP de 4,9 l/100 km. No nosso ensaio ficamos ligeiramente acima com 5,1 l/100 km, mas é de referir que não conseguimos realizar sequer 50% do trajeto em cidade o que poderá ter prejudicado a média. A Dacia anuncia ainda 110 g/CO2 por 100 km.

Em condução não irás ter preocupação em pensar se estás em modo elétrico ou híbrido, mas a verdade é que poderás “forçar” o sistema para recuperar energia e assim utilizares modo elétrico em zonas que a isso estejas obrigado.

Com um interior versátil e muito honesto, conta já com painel de instrumentos digital e alguma conectividade. Importante é a oferta dos 7 lugares um fator importante que torna o modelo bem distinto. A capacidade da bagageira pode superar os 1.800 litros (sim, dá para ir ao Ikea buscar um Billy).

O Dacia Jogger Hybrid 140 de 7 lugares está disponível a partir de €28.840 e se este preço parece competitivo face à concorrência, na verdade acaba por ver dentro da própria gama o “irmão” GPL a piscar o olho com menos 7 ou 8 mil euros. Mas esse nunca circula em modo 100% elétrico.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Populações de animais diminuem 73% em 50 anos
Tesla entra no mundo dos táxis autónomos? Elon Musk apresenta Cybercab
Renováveis responsáveis por 73% do consumo elétrico desde o início do ano