Em pouco mais de meio ano, um milhão de passageiros recorreram ao pagamento contactless para andar no metro de Lisboa.
Até agora, foram registados um milhão de pagamentos usando a tecnologia contactless, tanto de passageiros nacionais ou internacionais. Ainda assim, é o consumo nacional que prevalece, a representar 60% das validações com contactless, refere a UNICRE em comunicado.
O projeto que arrancou em junho de 2023 e que é uma parceria do Metropolitano de Lisboa com a UNICRE, instituição financeira de gestão e disponibilização de serviços de crédito e soluções de pagamento, e com a Visa, criou uma forma de pagamento das viagens para passageiros ocasionais do serviço.
Com a instalação dos novos validadores, passou a ser possível pagar as viagens usando um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwach com tecnologia contactless.
Serviço pode chegar a outros meios de transportes
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No comunicado, Fernando Carvalho, administrador da UNICRE, refere que se reconhece o forte potencial da solução contactless para os passageiros ocasionais e, como tal, está a ser avaliada a possibilidade de expandir a inovação a outras geografias e a diferentes transportes públicos.
A tecnologia de pagamento contactless está a tornar-se cada vez mais comum. Em Portugal, a Fertagus também já disponibiliza a tecnologia. Já na Europa, várias cidades permitem pagamentos com contactless, tais como Glasgow e Edimburgo, na Escócia, Londres, em Inglaterra, ou Amesterdão, nos Países Baixos.