Mobilidade

Camião a hidrogénio com pilha de combustível Toyota em testes

Toyota soma e segue no fornecimento de pilha de combustível, agora ao grupo VDL
Texto

O primeiro camião zero emissões a hidrogénio da VDL Groep, com pilha de combustível Toyota está pronto para ir para a estrada para a fase de testes.

A Toyota Motor Europe e o fornecedor logístico VDL Groep anunciaram em maio um acordo de colaboração que permite agora lançar quatro camiões elétricos a hidrogénio para começarem testes de estrada.

O primeiro camião do acordo de cooperação integra a tecnologia de pilha de combustível da Toyota e abre caminho para um conjunto de quatro com que o braço europeu do construtor nipónico pretende descarbonizar as operações de logística no velho continente.

toyota - away
A tecnologia de pilha de combustível Toyota segue para testes em camião da VDL (foto: divulgação)

Este primeiro camião de demonstração zero emissões será utilizado para realizar testes de estrada e avaliação de melhorias para as próximas etapas do projeto. A VDL Groep está a preparar mais quatro camiões com pilha de combustível, que serão utilizados pelos fornecedores da Toyota, VOS Transport Group, CEVA, Groupe CAT e Yusen.

Estas empresas de transporte irão contribuir fortemente para o projeto, utilizando camiões a hidrogénio nas suas rotas logísticas diárias, passando pela Bélgica (Antuérpia), França (Lille), Alemanha (Colónia) e Países Baixos (Amesterdão e Roterdão). As quatro rotas têm pelo menos um posto de abastecimento de hidrogénio (HRS) cada, incluindo soluções de reserva.

toyota - away
Toyota Hydrogen Fuel Cell, no parceiro logístico VDL (foto: divulgação)

Em comunicado é revelado que esta cooperação permitirá consolidar os conhecimentos sobre como implantar camiões com pilhas de combustível nas vias públicas e contribuir para a transição energética ecológica da Europa.

As empresas esperam que o teste de 5 anos estimule o desenvolvimento de uma infraestrutura de hidrogénio sustentável em toda a Europa que cumpra os requisitos do AFIR e permita o surgimento de mais soluções de mobilidade de hidrogénio neutras em carbono.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável