Depois de comprovada em utilização em mais de 20 mil veículos da marca japonesa em todo o mundo, a tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio da Toyota acaba de chegar à alimentação de navios e estruturas marítimas para uma atividade mais limpa de emissões.
É neste contexto que a empresa norueguesa Corvus Energy, um fornecedor marítimo de soluções de energia limpa, especializado em abastecimento de portos, navios e estruturas offshore, apresentou o Pelican Fuel Cell System, um bloco fornecedor ou extensor de energia, que recorre a módulos fuel cell fornecidos pela Toyota.
O Pelican é composto por quatro módulos a hidrogénio, fornecidos pela Toyota, assentes em posição horizontal dentro de único bloco, mas possui tecnologia escalável que lhe permite ser ligado a vários outros módulos, na mesma configuração, de forma a aumentar a capacidade do conjunto.
A sua utilização marítima poderá surgir como extensor de um sistema de propulsão elétrica num navio, como back-up energético e, acima de tudo, para garantir uma operação zero emissões durante mais tempo.
De acordo com informação revelada à imprensa, o sistema foi desenhado para ser um dos mais seguros do mercado e pode ser utilizado em espaços com reduzidos requisitos de sistemas de suporte de segurança e ventilação, sendo destinado a soluções de curta e média distância.
Esta pode ser uma solução para acelerar a descarbonização marítima, pois, para além de poder ser instalado como forma (auxiliar) de locomoção dos navios, pode ter utilidade nos próprios portos, assegurando um fornecimento de energia limpa aos navios, enquanto estes estão atracados em cargas ou descargas.
O Corvus Pelican Fuel Cell System estará em comercialização a partir de 2024 e foi desenvolvido ao abrigo do projeto H2NOR que junta a Toyota, Corvus Energy e outros parceiros.