A Toyota está a ajudar a descarbonizar o setor do transporte mesmo sem estar a desenvolver camiões. A marca japonesa vai fornecer os seus módulos fuel cell a hidrogénio à startup francesa Hyliko para serem usados na frota de camiões de zero emissões.
O sistema desenvolvido pela Toyota já está a ser usado em autocarros, comboios e até camiões de outras empresas. Agora vai incorporar dois modelos de camiões da Hyliko, o de 44 toneladas trator e o de 26 toneladas rígido. Cada um deles terá dois módulos fuel cell.
A startup francesa está a desenvolver uma solução integrada que diz ter pegada carbónica negativa e que funciona como um serviço para descarbonizar o setor do transporte e da logística.
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Para tal, combina o desenvolvimento de camiões, o leasing e a manutenção dos veículos, o fornecimento do hidrogénio verde e a gestão dos créditos de carbono.
Na Europa, cerca de 77% do transporte é feito com camiões e é por isso essencial descarbonizar o setor.
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O hidrogénio surge como uma alternativa de força por duas razões principais. Por um lado, permite transporte de cargas mais pesadas já que o sistema fuel cell é relativamente leve. Além disso, o abastecimento do combustível é rápido.