O maior fabricante japonês de automóveis acaba de revelar a intenção de passar a equipar os seus automóveis elétricos, a partir de 2027, com baterias de estado sólido, tecnologia que poderá aumentar a autonomia dos modelos.
A Toyota está a desenvolver uma tecnologia própria destas baterias de alta performance, enquanto planeia alterações nas fábricas e plataformas dos modelos elétricos tendo em vista a aceleração da descarbonização.
De acordo com a Reuters, primeiro a marca japonesa pretende já em 2026 lançar modelos com uma nova geração de baterias de iões de lítio (Li-Ion) que terão maior autonomia e velocidade de carga. Mas, depois, em 2027 irá começar a introduzir baterias de estado sólido que assegura terão problemas de longevidade resolvidos.
As baterias de estado sólido podem conter mais energia do que as baterias atuais de eletrólito líquido e por isso poderão significativamente mudar o paradigma da autonomia (aumentando) dos veículos elétricos.
No entanto, a atual tecnologia coloca essas baterias como mais caras de produzir e por isso alguns construtores procuram soluções mais baratas como as baterias de fosfato de ferro e lítio, uma alternativa até face à atual solução de Li-Ion.
Em recentes declarações altos responsáveis da Toyota afirmaram ainda que pretendem lançar novas plataformas dedicadas de veículos elétricos e modelos que ofereçam até 1000 km de autonomia.