Mobilidade

Baterias de estado sólidas e maior autonomia em elétricos Toyota

A Toyota prepara-se para introduzir baterias de estado sólido nos seus veículos elétricos dentro de quatro anos.
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Veículo elétrico Toyota bZ4X (foto: divulgação)
Veículo elétrico Toyota bZ4X (foto: divulgação)

O maior fabricante japonês de automóveis acaba de revelar a intenção de passar a equipar os seus automóveis elétricos, a partir de 2027, com baterias de estado sólido, tecnologia que poderá aumentar a autonomia dos modelos.

A Toyota está a desenvolver uma tecnologia própria destas baterias de alta performance, enquanto planeia alterações nas fábricas e plataformas dos modelos elétricos tendo em vista a aceleração da descarbonização.

De acordo com a Reuters, primeiro a marca japonesa pretende já em 2026 lançar modelos com uma nova geração de baterias de iões de lítio (Li-Ion) que terão maior autonomia e velocidade de carga. Mas, depois, em 2027 irá começar a introduzir baterias de estado sólido que assegura terão problemas de longevidade resolvidos.

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Baterias de estado sólido - imagem ilustrativa - (foto: Arquivo AWAY)

As baterias de estado sólido podem conter mais energia do que as baterias atuais de eletrólito líquido e por isso poderão significativamente mudar o paradigma da autonomia (aumentando) dos veículos elétricos.

No entanto, a atual tecnologia coloca essas baterias como mais caras de produzir e por isso alguns construtores procuram soluções mais baratas como as baterias de fosfato de ferro e lítio, uma alternativa até face à atual solução de Li-Ion.

Em recentes declarações altos responsáveis da Toyota afirmaram ainda que pretendem lançar novas plataformas dedicadas de veículos elétricos e modelos que ofereçam até 1000 km de autonomia.

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