Energia

Galp pode entrar no negócio da reciclagem de baterias elétricas

TES e Galp avaliam reciclagem de materiais de baterias de lítio na Península Ibérica
Texto
Fábrica de reciclagem de baterias TES na Europa (foto: divulgação)
Fábrica de reciclagem de baterias TES na Europa (foto: divulgação)

A energética nacional Galp e a multinacional TES assinaram um acordo que poderá viabilizar operações conjuntas de reciclagem de baterias de iões de lítio na Península Ibérica.

O Memorando de Entendimento, assinado em maio, irá permitir unir competências nas áreas da energia, industrial e de reciclagem de baterias, por forma a criar uma plataforma ibérica de economia circular visando componentes das baterias de iões de lítio, elemento central da mobilidade elétrica.

A Galp e a TES pretendem envolver neste projeto os fabricantes de baterias, construtores automóveis, proprietários de frotas de veículos elétricos e agentes de outras atividades que possam ter papel preponderante na fonte de abastecimento de matéria-prima ou na recolha das baterias em fim de vida.

O acordo inclui ainda a possibilidade da realização de estudos de engenharia com o objetivo de conceber um processo de conversão da matéria-prima em um produto reciclado que seja competitivo, mas acima de tudo que possa ser sustentável, cumprindo os requisitos dos clientes e incrementando a economia circular, fundamental para contribuir para os objetivos de descarbonização.

galp e tes - away
Thomas Holberg, VP Global TES SBS e Georgios Papadimitriou, VPE Renováveis e NewBusiness Galp (foto: divulgação)

A energética Galp, através de investimentos em energias renováveis, nomeadamente hidrogénio verde, energia solar e combustíveis de baixo carbono, tem apostado na conversão dos seus negócios e já assumiu a ambição de ser uma empresa neutra em carbono até 2050.

Por seu lado a TES – Sustainable Battery Solutions, com sede em Singapura e representação em vários países a nível mundial, está profundamente envolvida em aspetos relacionados com a gestão do ciclo de vida das baterias, incluindo as dos automóveis elétricos, e, para além do Sudeste Asiático e China, já possui unidades de reciclagem também na Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai