Energia

Nova gigafábrica AAC vai aumentar produção de baterias elétricas

A primeira fábrica de baterias da Automotive Cells Company junta Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies
Texto
Gigafábrica de baterias elétricas AAC em França (foto: divulgação)
Gigafábrica de baterias elétricas AAC em França (foto: divulgação)

Decorreu hoje, dia 30 de maio, a inauguração da primeira gigafábrica da Automotive Cells Company (AAC), que irá permitir um forte aumento na produção de baterias de elevado desempenho para carros elétricos.

A gigafábrica da AAC, situada em Billy-Berclau Douvrin, França, resulta de um projeto conjunto do Grupo Stellantis, da TotalEnergies e da Mercedes-Benz e é inaugurada poucos dias após o anúncio da Northvolt da construção de uma nova gigafábrica na Alemanha.

A unidade irá fornecer baterias de iões de lítio de elevado desempenho e arranca com uma capacidade inicial de produção de 13 GigaWatts-hora (GWh), apontando para uma capacidade máxima de 40 GWh até 2030.

baterias elétricas - away
A nova unidade de produção de baterias elétricas deverá iniciar produção ainda este ano (foto: divulgação)

Esta é a primeira de três unidade previstas para a Europa e junta-se ao esforço já anunciado com os estudos das baterias de estado sólido da Factorial e dos mais recentes investimentos em baterias de lítio-enxofre da Lyten, por parte da Stellantis, que tem ambiciosos planos para apoiar a transição energética.

A gigafábrica arranca a produção já este ano e espera ter cerca de 600 funcionários até 2025 no complexo situado na região de Hauts-de-France, que deverá ainda incluir um centro de formação de baterias em Douvrin.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias