Energia

Nova gigafábrica Northvolt produzirá 1 milhão de baterias por ano

Maior fabricante europeu de baterias para carros elétricos confirma nova fábrica na Alemanha
Texto
Fábrica Northvolt (foto: Divulgação)
Fábrica Northvolt (foto: Divulgação)

O fabricante sueco Northvolt acaba de confirmar a construção de uma nova gigafábrica na Alemanha, que terá capacidade para produzir cerca de 1 milhão de baterias por ano, destinadas a veículos elétricos.

Em comunicado a Northvolt avança que a nova unidade de produção de baterias elétricas deverá ter um volume de produção anual a rondar os 60 gigawatts-hora (60 GWh) o que corresponde ao fornecimento de aproximadamente 1 milhão de packs de células de bateria.

fabrica baterias - away
Fábrica de baterias da Northvolt (foto: divulgação)

A nova gigafábrica do maior produtor europeu de baterias elétricas, irá ser construída em Heide, no estado de Schleswig-Holstein, extremo norte da Alemanha, e deverá ter acesso a fundos de Bruxelas ou ser apoiada diretamente pelo governo de Berlim.

Este fundos foram recentemente desbloqueados, após pressão alemã, já que a fábrica estava em risco de ser deslocalizada para os Estados Unidos da América.

northvolt - away
A Northvolt é o maior produtor europeu de baterias elétricas

A Northvolt (que tem presença em Portugal em consórcio com a Galp) refere que esta nova unidade deverá contribuir para a criação direta e indireta de cerca de 3 mil empregos na construção, em funcionamento e nas indústrias e serviços em redor da mesma.

As primeiras células de bateria a sair da nova linha produção da gigafábrica em Heide deverão chegar ao mercado em 2026.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel