Será que o futuro são as baterias de água em vez das baterias de lítio? Por mais estranha que seja a ideia, um novo estudo parece indicar que sim.
De acordo com dois cientistas da Universidade Texas A&M, que publicaram o artigo científico na Nature Materials, as baterias sem metais e à base de água chegam a ter uma capacidade de armazenamento 1000% superior às de iões de lítio com cobalto.
Para serem viáveis, estas baterias têm água misturada com sais orgânicos. Dependendo do tipo de sais utilizados, são mais ou menos eficientes. Outro fator que influencia a sua capacidade de armazenamento é o facto de não incharem durante o carregamento.
Baterias à base de água teriam várias vantagens. Por um lado, não incendiariam. Por outro, são produzidas com matérias que se encontram nos Estados Unidos, ao contrário do que acontece com as de iões de lítio e cobalto.
Numa próxima fase, os cientistas pretendem desenvolver mais simulações com baterias de água e estudar diferentes designs para perceber quais funcionarão melhor para o armazenamento de energia.