Energia

Adeus lítio. Baterias de água podem guardar mais energia

Estudo demonstra como as baterias de água podem ser mais eficientes do que as baterias de lítio
Texto
Baterias à base de água (fotomontagem)
Baterias à base de água (fotomontagem)

Será que o futuro são as baterias de água em vez das baterias de lítio? Por mais estranha que seja a ideia, um novo estudo parece indicar que sim.

De acordo com dois cientistas da Universidade Texas A&M, que publicaram o artigo científico na Nature Materials, as baterias sem metais e à base de água chegam a ter uma capacidade de armazenamento 1000% superior às de iões de lítio com cobalto.

Pilhas à base de água - AWAY
Baterias e pilhas com base de água (foto: Texas A&M Engineering)

Para serem viáveis, estas baterias têm água misturada com sais orgânicos. Dependendo do tipo de sais utilizados, são mais ou menos eficientes. Outro fator que influencia a sua capacidade de armazenamento é o facto de não incharem durante o carregamento.

Baterias à base de água teriam várias vantagens. Por um lado, não incendiariam. Por outro, são produzidas com matérias que se encontram nos Estados Unidos, ao contrário do que acontece com as de iões de lítio e cobalto.

Numa próxima fase, os cientistas pretendem desenvolver mais simulações com baterias de água e estudar diferentes designs para perceber quais funcionarão melhor para o armazenamento de energia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel