Mobilidade

Camião elétrico ligeiro Fuso eCanter produzido em Portugal

Fábrica do Tramagal assinalou o início da produção do novo camião elétrico Fuso eCanter
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A nova geração do camião elétrico ligeiro Fuso eCanter já começou a ser produzido no Tramagal, concelho de Abrantes, em Portugal, depois de ter arrancado a produção mundial no início do ano na fábrica de Kawasaki, no Japão.

O início da produção do Fuso eCanter em solo nacional foi assinalado a 22 de maio, na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), na presença do Primeiro-Ministro António Costa, do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e ainda, Arne Barden, CEO MFTE, e, Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, entre outros participantes.

Esta unidade de produção alcançou em 2022 a neutralidade carbónica na produção, tendo, para isso, investido em fontes de energia renováveis, nomeadamente em 1200 painéis solares nos telhados dos pavilhões que produzem até 350 MW de eletricidade por ano e também apostado em processos de tratamento de água (purifica mais de 60% da água).

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Arne Barden, CEO MFTE, Karl Deppen, CEO Daimler Truck Asia e António Costa, PM Portugal (foto: divulgação)

A fábrica tem como objetivo alcançar a produção de 250 mil Fuso Canter (iniciou a produção em 1980) e está também a testar soluções para eventualmente produzir localmente hidrogénio verde.

Camião ligeiro 100% elétrico Fuso eCanter

Este novo camião ligeiro Fuso eCanter, lançado na primeira geração em 2017, é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um peso bruto do veículo de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (variantes com um peso bruto de 7,49 e 8,55 toneladas), com 430 Nm de binário e sistema de transmissão otimizado.

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A Fuso eCanter possui três versões de motorização elétrica (foto: divulgação)

Consoante a distância entre eixos, estão disponíveis três baterias diferentes: S (capacidade nominal de 41 kW e autonomia de até 70 km), M (83 kW e até 140 km) e L (124 kW e até 200 quilómetros). As baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), o que, de acordo com informações da marca, assegura uma longa vida útil e energia mais utilizável.

O carregamento rápido CC (dos 20 até aos 80% da capacidade) tem uma duração aproximada de 24 (na variante S), 26 (M) ou 39 minutos (L), consoante a bateria. Já o carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.

A Fuso é uma marca subsidiária da Daimler Truck, representada em Portugal pela Astara.

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