Mobilidade

Camião elétrico sem condutor pode fazer entregas a qualquer hora

Einride criou um camião autónomo que tem sempre um operador à distância a garantir que tudo corre bem nas entregas
Texto

O transporte de mercadorias do futuro é autónomo e 100% elétrico. Pelo menos é nisso que acredita a empresa sueca Einride que tem trabalhado para desenvolver camiões sem emissões e que não precisem de motorista.

Chamado Autonomous Gen 2, este camião elétrico é autónomo e faz o percurso sem condutor, mas não fica sem supervisão. Há sempre um humano que controla o percurso do veículo de transporte à distância, garantindo que nada falha.

Pensado para se deslocar em rotas fechadas com grades, a longo prazo, a Einride acredita que o seu camião poderá também chegar às estradas públicas. Isto é possível graças às várias tecnologias para garantir a segurança, como os sensores LiDAR e as câmaras.

Camião autónomo - AWAY
Camião elétrico e autónomo da Einride (foto: divulgação)

Para acompanhar a criação deste novo camião autónomo, a Einride apresentou aquilo que diz ser a nova geração de camionistas que são na verdade operadores que fazem o controlo remoto das operações levadas a cabo pela frota de veículos autónomos.

Os camiões autónomos da Einride estão a começar a entrar em vários mercados. Este ano, foi anunciado que iam começar a operar no Reino Unido com uma parceria com a PepsiCo, assim como nos Emirados Árabes Unidos para ajudar a tornar o transporte de mercadoria mais sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Metro do Porto até Gondomar e metrobus na Trofa arrancam em 2024
Preço dos combustíveis com descida ligeira na próxima semana
Há milhões de painéis solares parados em armazéns. O que se passa?