Mobilidade

Vais poder andar de autocarro autónomo na Escócia, já este ano

Projeto CAVForth vai trazer cinco autocarros autónomos para fazer serviço frequente na Escócia
Texto

Para quem vive na Escócia, em breve será possível apanhar um autocarro sem condutor. A partir de maio deste ano, a Stagecoach, uma operadora do Reino Unido, vai levar para a estrada cinco autocarros autónomos que vão percorrer rotas de 22,5 km todos os dias, com passageiros.

Este projeto chama-se CAVForth e traz para a rua o primeiro serviço no Reino Unido com autocarros de tamanho normal completamente autónomos. Os veículos, que serão Alexander Dennis Enviro200V, terão nível 4 de condução autónoma. Ainda assim, estará sempre um condutor a bordo, assim como um funcionário para validar bilhetes.

Autocarros autónomos na Escócia - AWAY
Serviço com autocarros autónomos arranca em maio (foto: Alexander Dennis)

O serviço vai estar disponível num horário pré-definido e é esperado que transporte cerca de 10 mil passageiros todas as semanas entre Fife e Edimburgo.

Os condutores estão a ter formação para saber como operar os autocarros autónomos e há já 20 trabalhadores prontos para arrancar com o projeto a 15 de maio.

Autocarros autónomos na Escócia - AWAY
Condutores estão a receber formação (foto: Stagecoach)

Para tornar o projeto realidade, várias entidades juntaram-se, entre elas a Stagecoach, a Alexander Dennis, que desenvolveu os autocarros, a Fusion Processing, responsável pelo sistema de condução autónoma, a Transport Scotland e o Laboratório de Robótica de Bristol.

É também parcialmente financiado pela Centro de Veículos Conectados e Autónomos do Governo do Reino Unido.

A segunda parte do CAVForth já está a ser planeada e vai incluir um percurso mais longo, com estradas com trânsito mais complexo. Como tal, a Fusion Processing vai fazer uma atualização ao sistema de condução autónoma para que este possa ser colocado num autocarro Enviro 100AEV.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal