Mobilidade

Primeira viagem de veículo autónomo conectado à rede 5G em Portugal

Shuttle autónomo conectado fez viagem entre Portugal e Espanha e usou rede 5G para ultrapassar obstáculos na estrada
Texto
Veículo autónomo fez primeira viagem em Portugal conectado à rede 5G
Veículo autónomo fez primeira viagem em Portugal conectado à rede 5G

A condução autónoma poderá vir a fazer parte da mobilidade do futuro e têm sido criados vários testes para se desenvolver a tecnologia. No âmbito do projeto europeu 5G-MOBIX, realizou-se em Portugal a primeira viagem em ambiente real de condução autónoma e conectada com 5G. A rede utilizada foi a da NOS.

A viagem aconteceu no dia 14 de setembro na Ponte Internacional Tui-Valença e não ocorreu livre de obstáculos, como já seria de prever. No entanto, todos foram facilmente ultrapassados graças à conectividade 5G, explicou a operadora de telecomunicações em comunicado.

Durante a demonstração pública, o veículo autónomo deparou-se com uma obstrução no percurso, tendo passado automaticamente o controlo para um técnico no centro de controlo que assumiu a condução remotamente. Noutro momento, um peão num ângulo morto foi detetado por um sensor na ponte que comunicou automaticamente ao shuttle para evitar a colisão.

Outro desafio que teve de ser ultrapassado teve que ver com a interligação das redes de Portugal e Espanha, já que o percurso do veículo autónomo ligou os dois países.

Toda a troca de informação foi feita através da rede 5G da NOS, tendo por base tecnologia da Nokia.

Esta ação marcou a conclusão do 5G-MOBIX, financiado pela União Europeia, que contou com um consórcio composto por 58 parceiros de 13 países pertencentes a toda a cadeia de valor, desde do setor automóvel a operadores de telecomunicações, passando por autoridades públicas e centros de investigação.

As conclusões do projeto europeu servirão de base para criar regulações e padrões para a mobilidade autónoma conectada em espaço europeu.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
TAP encomenda dezenas de BMW enquanto recebe dinheiro do estado
Benfica vs PSG condiciona trânsito em Lisboa. Vê aqui tudo
Comboio de alta velocidade a hidrogénio arranca em Espanha em 2023