Mobilidade

CaetanoBus e Temsa vão lançar novo autocarro a hidrogénio em 2024

No próximo ano chega mais uma resposta aos desafios do transporte sustentável
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Autocarro Caetano Bus | Temsa a hidrogénio (foto: divulgação)
Autocarro Caetano Bus | Temsa a hidrogénio (foto: divulgação)

Os autocarros a hidrogénio estão a começar a provar a sua mais-valia e a empresa portuguesa CaetanoBus uniu-se agora aos turcos da Temsa para desenvolve um novo modelo que deverá chegar ao mercado em 2024.

A CaetanoBus tem vários autocarros a hidrogénio, com tecnologia de célula de combustível Toyota, a circular na Europa, em especial em circuitos citadinos. A ligação à Temsa irá permitir recolher a experiência de um construtor de veículos de longa distância e turismo, que produz mais de 130 mil unidades e exporta cerca de 15 mil veículos para quase 70 países em todo o mundo.

Principal fornecedor europeu de autocarros a hidrogénio no primeiro semestre de 2023, a CaetanoBus prepara-se assim para solidificar a liderança no segmento dos autocarros emissões zero com capacidade para trajetos urbanos ou longos.

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Autocarro elétrico a hidrogénio CaetanoBus H2.City Gold (foto: CaetanoBus)

Novo autocarro a hidrogénio CaetanoBus e Temsa

Em comunicado, as empresas referem que o novo autocarro elétrico a hidrogénio da CaetanoBus e Temsa irá apresentar características únicas em termos de utilização, conforto, autonomia e flexibilidade.

A colaboração entre a CaetanoBus e a Temsa levou ao desenvolvimento de um autocarro elétrico que funcionará com hidrogénio reabastecido a 350 ou 700 bares (Sistema Duplo de H2), oferecendo uma flexibilidade única ao operador para reabastecer o veículo em qualquer estação de abastecimento de hidrogénio disponível na rota, sem qualquer constrangimento.

A CaetanoBus salienta que a autonomia será um ponto forte com abastecimento de até 1000 km, que pode variar dependendo da operação e das condições meteorológicas.

O primeiro autocarro a ser lançado em 2024 será de 2 eixos, baseado na versão elétrica do Temsa HD12, para acelerar o tempo de entrada no mercado em pré-série em 2024 e produção em série a partir de 2025, mas o autocarro de 3 eixos também faz parte dos planos imediatamente a seguir.

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