Sustentabilidade

E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D

Spoon-eat, bolachas em forma de colher impressas em 3D, vencem BfK Awards
Texto
Bolachas Spoon-eat (foto: divulgação)
Bolachas Spoon-eat (foto: divulgação)

Quantas vezes não comeste um iogurte ou gelado e ficaste a pensar o que fazer à colher? Descartáveis nem pensar e mesmo se usares uma colher que tenhas de lavar também não é a melhor solução para o ambiente. A solução? Colheres de bolacha!

Ou melhor, bolachas em forma de colher que são fonte de proteína vegetal e fibra. É isso que carateriza as Spoon-eat, uma ideia genial que nasce em Portugal e já ganha prémios.

As Spoon-eat são bolachas em forma de colher produzidas com a ajuda de impressão em 3D, utilizando maioritariamente ingredientes nacionais e subprodutos da indústria alimentar, o que as torna uma alternativa sustentável e mais saudável. Adeus colheres de plástico...

spoon-eat - away
Uma colher em bolacha para poderes comer (foto: divulgação)

O projeto nasceu do conhecimento de investigadores do Instituto Superior de AgronomiaUniversidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de Comunicação Social e venceu, em julho, o Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do Prémio Ecotrophelia Portugal, promovido pela PortugalFoods.

Estas bolachas podem ser consumidas de variadas formas e conservadas em locais frescos e secos, com cada colher embalada em filme celuloso e com embalagem exterior produzida em cartão 100% reciclado.

spoon eat - away
Sílvia Garcia, admin. da ANI com os vencedores BfK (foto: divulgação)

As Spoon-eat enquadram-se na categoria de bolachas, utensílios e snacks e têm na composição ingredientes como a farinha de grão-de-bico, arroz integral, castanha e canela.

Versáteis e sustentáveis as Spoon-eat permitem reduzir a utilização de plástico de utilização única ao mesmo tempo que promovem a adoção de práticas alimentares saudáveis e uma dieta com baixo impacto ambiental.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel