Sustentabilidade

Startup Phenix quer aumentar combate ao desperdício alimentar

Salvar 13 mil toneladas de alimentos e 30 milhões de refeições é o objetivo da Phenix para 2023
Texto
Desperdício alimentar (foto: divulgação)
Desperdício alimentar (foto: divulgação)

O desperdício alimentar é um dos maiores flagelos da sociedade. Só em Portugal são desperdiçados um milhão de alimentos por ano. Estes dados foram revelados pela startup Phenix que tem como objetivo justamente a redução do desperdício alimentar.

O impacto do desperdício alimentar na produção anual já representa cerca de 17% ou 97 Kg por habitante, pelo que é urgente incrementar o combate e essa tem sido a missão da Phenix desde 2016.

A Connect é a plataforma da empresa Phenix que permite gerir as doações dos fabricantes, retalhistas e empresas a instituições de solidariedade social.

phenix - away
Em 2023 a Phenix apoiou mais de 100 mil famílias (foto: divulgação)

Só no ano passado a Phenix apoiou mais de 100 mil famílias, com doações no valor de 30 milhões de euros, correspondendo a nove mil toneladas de alimentos doados, mais de 18 milhões de refeições e evitou-se a emissão de 63 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Para 2023 a empresa francesa prevê um crescimento em Portugal de 35% do valor doado e uma faturação de cerca de quatro milhões de euros, com impacto em mais de 1300 associações beneficiárias de norte a sul do país.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal