Sustentabilidade

Campanha de combate ao desperdício alimentar aproveita fruta feia

Em Albergaria-a-Velha, as frutas e legumes que teriam o lixo como destino formaram cabazes para distribuição a instituições sociais
Texto

O Município de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, realizou a segunda edição da campanha de combate ao desperdício alimentar "Aqui, Fruta Feia não vai para o lixo!", que teve como finalidade a criação de cabazes alimentares para distribuir por instituições sociais. Este ano foram reunidos 60 cabazes de alimentos, entre frutas e legumes.

A campanha decorreu durante o mês de dezembro junto dos vendedores de frutas e legumes do Mercado Municipal “A Praça” e teve como principal objetivo sensibilizar para a redução do desperdício alimentar, ao mostrar que é possível a utilização dos alimentos.

Alimentos - AWAY
Alimentos (Foto: N. Collins/ Pexels)

Laranjas, bananas, cenouras e abóboras foram alguns dos produtos que, em vez de serem colocados no lixo, foram utilizados em sopas, compotas e saladas de fruta pelas instituições Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, APPACDM de Albergaria-a-Velha, Associação de Infância D. Teresa, Centro Social e Paroquial de S. Vicente da Branca e Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, Valmaior.

Foi em 2021 que Albergaria-a-Velha lançou esta campanha de combate ao desperdício alimentar, focada no aproveitamento de “fruta feia” que, pelo seu aspeto, não é apelativa para consumo, embora esteja em perfeitas condições para tal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Barco à vela produzido com algas e plástico reciclado inspira o futuro
Comer carne ou ser vegan? Qual a dieta com menos emissões de carbono?
Limitar o aquecimento global a 1,5ºC parece tarefa impossível diz novo estudo