Fantástico

Audi activesphere: crossover elétrico passa a pick-up de luxo num instante

Concept car surpreende com sistema de informação e entretenimento com realidade aumentada, combinado com condução autónoma
Texto

Uma “trilogia de quatro”, ou deveremos dizer “quattro”? O activesphere, novo protótipo da Audi, junta-se aos três modelos futuristas da série sphere que a marca alemã revelou há pouco menos de um ano. O quarto elemento agora divulgado, tanto é um coupé como uma pick-up de luxo.

O urbansphere foi o último modelo da trilogia de protótipos elétricos que a Audi apresentou ao mundo, em abril de 2022. Mas afinal, parece que a marca tinha uma surpresa guardada para este início de 2023, o activesphere, também ele elétrico e projetado para o futuro da mobilidade.

Audi activesphere - AWAY
Audi activesphere

Justiça lhe seja feita, o concept car activesphere é um automóvel surpreendente a todos os níveis. Não por estar dotado de tração integral quattro (uma longa tradição na Audi), nem sequer por ser elétrico, pois também neste domínio o construtor alemão é propriamente um novato.

Este modelo torna-se singular pela imponência dos quase cinco metros de comprimento, pelas linhas elegantes e enormes jantes de 22 polegadas e, acima de tudo, pela versatilidade a que aponta o estilo crossover coupé de quatro portas que adota.

Audi activesphere - AWAY
Audi activesphere

Preparado para andar em estrada ou fora dela, o activesphere é dotado de uma série de soluções muito interessantes, como a possibilidade da sua secção traseira se poder transformar numa plataforma de carga descoberta, com o simples toque num botão.

Ideal para momentos de evasão e aventura, já que o espaço disponível permite transportar, por exemplo, duas bicicletas elétricas.

Audi activesphere - AWAY
Interior em modo de condução manual

Tal como outros modelos da série sphere, pode ser conduzido manualmente ou de forma autónoma, sendo que escolhido este último modo, a viagem pode ser aproveitada para explorar as potencialidades do inovador conceito Audi dimensions.

Trata-se de uma solução tecnológica que recorre à realidade aumentada para combinar os mundos físico e virtual, através da exibição de conteúdos digitais nos campos de visão dos ocupantes.

Audi activesphere - AWAY
Interior em modo de condução autónoma

Os headsets específicos para o efeito proporcionam uma visão do ambiente e do percurso, exibindo simultaneamente conteúdos 3D e elementos interativos, configuráveis individualmente para condutores e passageiros. Sem dúvida uma característica disruptiva deste Audi activesphere.

Passando agora a aspetos mais “mundanos”, importa referir que este protótipo tem uma autonomia superior a 600 km, graças a baterias que somam 100 kWh de capacidade, e que monta dois motores elétricos com uma potência total de 325 kW (435 cv).

(fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal