Mobilidade

Novo ID.7 com pintura digital faz crescer família de elétricos Volkswagen

Versão ainda camuflada, mas praticamente final, da berlina elétrica topo de gama é revelada em Las Vegas
Texto

É sob uma pintura camuflada especial que a Volkswagen decidiu mostrar pela primeira vez o novo membro da sua família de automóveis elétricos, a berlina ID.7. A mais recente proposta da marca alemã promete quase 700 km de autonomia.

O novo modelo da Volkswagen, que é também o seu primeiro elétrico com este estilo de carroçaria e o futuro topo de gama entre os ID, já havia sido antecipado com o protótipo ID. Aero. Agora chegou a vez de se mostrar ao mundo na sua forma quase definitiva, com uma decoração, no mínimo, original.

Na grande feira de eletrónica CES, a decorrer em Las Vegas, o Volkswagen ID.7 é revelado em estreia com uma camuflagem ‘inteligente’, que utiliza tecnologia digital e pintura multicamadas (40, para ser preciso) para criar efeitos de luz em determinadas partes da sua carroçaria.

No seu desenvolvimento, o construtor germânico garante ter tomado em consideração o 'feedback' dos clientes, pelo que introduziu alguns melhoramentos face aos restantes elétricos que produz.

Volkswagen ID.7 - AWAY
Volkswagen ID.7

Um head-up display de realidade aumentada, um ecrã digital de 15 polegadas e novos controlos de ar condicionado integrados no primeiro nível do sistema de infoentretenimento são alguns exemplos.

Ao nível do design o novo ID.7 não surpreende, já que segue os mesmos códigos visuais dos restantes membros da família de elétricos da Volkswagen – os modelos ID.3 (o primeiro, lançado em setembro de 2020), ID.4, ID.5, ID.6 (este só disponível no mercado chinês) e ID. Buzz (o ‘novo’ pão de forma).

Volkswagen ID.7 - AWAY
Volkswagen ID.7

O destaque do ID.7 vai, pois, para o interior, que o construtor afirma ser “luxuoso e espaçoso”. É aí que os seus ocupantes vão poder usufruir do sistema de climatização inteligente, o qual pode, por exemplo, detetar quando o condutor se aproxima do veículo e iniciar, antecipadamente, o arrefecimento ou o aquecimento do habitáculo, consoante a temperatura exterior.

A Volkswagen revelou que a versão final deste ID.7 será apresentada no segundo semestre deste ano, mas não adianta a sua data de chegada ao mercado europeu, nem tão pouco o seu preço.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Plano da União Europeia vai ajudar a salvar as abelhas
Base logística do Intermarché já tem painéis solares fotovoltaicos
Antártida tem um novo iceberg 15 vezes maior do que Lisboa