Mobilidade

Novo familiar elétrico Volkswagen aposta na eficiência aerodinâmica

Sexto membro da família ID., marca de elétricos da VW, será um sedan que chegará primeiro à China e depois à Europa
Texto

Volkswagen revelou na China o protótipo daquele que será o sexto membro da sua família de veículos elétricos, a berlina ID. Aero. Depois do lançamento dos modelos ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 (este só disponível no mercado chinês) e ID. Buzz, a nova proposta é um veículo familiar médio de quatro portas, equivalente a um Passat, a ser comercializado na China, Europa e América do Norte.

O ID. Aero é o primeiro sedan totalmente elétrico da Volkswagen. O construtor apresenta-o, para já, como um concept, mas a versão definitiva já tem data de início da comercialização na China e está bem próxima: segundo semestre de 2023. Também no próximo ano (não revelado o período exato) dar-se-á o arranque da produção da versão europeia, que acontecerá na fábrica de Emden, na Alemanha.

O nome deve-o ao empenho colocado por designers e engenheiros na procura da melhor eficiência aerodinâmica. Fazendo uso da plataforma para veículos elétricos da Volkswagen, MEB, e com quase cinco metros de comprimento, o ID. Aero adota linhas fluídas, com o tejadilho a inclinar-se na direção da traseira, ao estilo coupé.

Na frente destaca-se a faixa de luz estreita, que se estende para a esquerda e para a direita a partir do símbolo VW iluminado que se encontra ao centro, assim como faróis IQ.Light LED. Já na traseira, sobressai a barra de luz escura e os conjuntos de luzes LED com estrutura alveolar.

O construtor alemão avança que o modelo que irá ocupar o lugar de topo na família de elétricos ID. faz uso de uma longa distância entre eixos para oferecer um interior “excecionalmente” espaçoso.

Ao nível do motor que irá ser montado neste ID. Aero nada se sabe ainda, apenas que contará com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 77 kWh, a qual dará ao modelo uma autonomia de até 620 km.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal