Os automóveis produzidos pela Volkswagen em 2021 na União Europeia conseguiram uma média de emissões de dióxido de carbono inferior à meta legal imposta. Já em 2020, a marca tinha conseguido ficar abaixo do limite de emissões. Para este facto em muito contribui o sucesso das versões eletrificadas (elétricos e plug-in híbridos).
De acordo com dados preliminares divulgados pelo fabricante, a frota de 2021 de veículos ligeiros produz em média 113 g/km de CO2 quando o limite é 119 g/km.
2021 ficou também para a história da Volkswagen como sendo o ano em que foram entregues mais veículos eletrificados no mundo. O aumento face a 2020 foi de 73%, com 369 mil automóveis eletrificados a saírem das fábricas. Destes, 106 mil eram híbridos e 263 mil eram elétricos.
A marca anunciou que vai aumentar o investimento durante os próximos cinco anos para 18 mil milhões de euros e, face ao aumento da procura de veículos mais ecológicos, 14 mil milhões de euros serão canalizados para a mobilidade elétrica, com o desenvolvimento de novos modelos e a transformação das fábricas.
Volkswagen não se compromete com o fim dos carros a combustão até 2040 |
---|
A Volkswagen está focada no seu programa de descarbonização “Way to Zero” que tem como objetivo a neutralidade carbónica até 2050, o mais tardar. Esperam também que, até 2030, pelo menos 70% de todas as vendas da marca na Europa sejam de veículos elétricos. Na América do Norte e na China, esperam que pelo menos 50% das unidades sejam elétricas.
(Fotos: Volkswagen)