Fantástico

Peugeot mostra as garras em Las Vegas e revela o futuro com o Inception

Protótipo agora revelado integra tecnologia inovadora e soluções estéticas e de habitabilidade que serão aplicados nos Peugeot do amanhã
Texto

Depois de algum secretismo à volta do tema, a Peugeot revelou finalmente no CES Las Vegas 2023 o Inception Concept, um protótipo que dá início a uma nova era na marca francesa e personifica a sua visão para os futuros veículos elétricos.

Mais do que tudo, o Inception Concept é um exercício de estilo e uma plataforma para a aplicação de novos conceitos e novas formas de interação homem/automóvel. É simultaneamente o primeiro manifesto do departamento de design da Peugeot, desde que, há cerca de dois anos e meio, é liderado por Matthias Hossann.

Com a sua nova geração i-Cockpit e o seu sistema de controlo Hypersquare – um ecrã digital com células circulares que substitui o tradicional volante e adota o sistema steer-by-wire, em que é eliminada a ligação física entre volante e rodas – este protótipo pretende revolucionar o prazer de condução ao oferecer uma forma nova e intuitiva de operar o automóvel.

Com cinco metros de comprimento, medida escolhida deliberadamente para destacar as suas muitas inovações, o Inception Concept integra outros componentes invulgares, como a “Tech Bar”, um ecrã que emite várias mensagens para o exterior do veículo quando o condutor e os passageiros se aproximam.

Peugeot Inception Concept - AWAY
Peugeot Inception Concept

O vidro é neste concept car um material dominante, desde logo na superfície panorâmica ‘Skyspace’, que acentua a luminosidade do habitáculo e cria jogos dinâmicos de luzes. O mesmo material é aplicado na zona da grelha frontal que integra o logótipo a Peugeot ao centro, ampliado pelo efeito de luminescência 3D.

Ao nível da mecânica, o Inception Concept conta com dois motores elétricos compactos, um à frente e outro atrás, com uma potência combinada próxima dos 500 kW (670 cv). A sua bateria de 100 kWh permite-lhe percorrer 800 km com uma única carga e carrega o equivalente a 30 km em um minuto, ou 150 km em cinco minutos.

A Peugeot sublinha que este manifesto inspirará todos os seus futuros produtos, até aos modelos mais compactos, a partir de 2025. A marca tem como objetivo lançar cinco novos modelos 100% elétricos nos próximos dois anos e, a partir de 2030, ter a sua gama europeia composta unicamente por modelos alimentados por bateria.
 

O Consumer Eletronic Show (CES) realiza-se em Las Vegas de 5 a 8 de janeiro de 2023 e é uma das maiores montras mundiais de tecnologia, mobilidade e inovação.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente