Mobilidade

Nova marca automóvel italiana Aehra desvenda SUV 100% elétrico

Modelo de estreia da marca italiana ‘ultra premium’ Aehra combina tecnologia e o ambiente de viajar em primeira classe
Texto

Há um novo construtor a querer entrar no mercado dos automóveis 100 por cento elétricos. Vem de Itália, chama-se Aehra e acaba de divulgar as imagens da sua primeira criação – um SUV espaçoso, com interior modular de aspeto futurista.

No comunicado de apresentação do seu primeiro modelo, a Aehra utiliza uma expressão curiosa para evidenciar o espaço a bordo oferecido por aquele – “acomoda quatro jogadores de basquete da NBA”. O mesmo é dizer que um adulto com cerca de dois metros de altura viajará confortavelmente a bordo do SUV.

Aehra SUV - AWAY
Aehra SUV

Disponível em versão de quatro ou cinco lugares, o Aehra SUV concentra no habitáculo de piso totalmente plano os principais pontos que o tornam um automóvel diferente dos demais. Desde logo a possibilidade de poder ser configurado em modo ‘home theater’, sala de reuniões, ou ‘lounge’.

Um ecrã digital a toda a largura do tablier marca a zona reservada aos ocupantes da frente, com as extremidades a mostrar as imagens captadas pelas câmaras exteriores que funcionam como espelhos. E o mais invulgar é o facto de este ser extensível na vertical quando o veículo está parado e configurado num dos três modos referidos a acima.

Aehra SUV - AWAY
Aehra SUV - interior com ecrã ampliado

Sediada em Milão, a Aehra apresenta-se como uma nova marca global de automóveis elétricos ‘ultra premium’, o que se espelha em alguns pormenores do seu primeiro automóvel, como as aplicações em pele de origem italiana costurada manualmente.

Para o interior deste SUV a marca procurou combinar uma abordagem desportiva com o conforto de viajar de avião em primeira classe, expressões usadas pela própria. A inspiração na aeronáutica nota-se, aliás, em componentes como os bancos e o volante, de formato retangular.

Aehra SUV - AWAY
Aehra SUV

O Aehra SUV estará equipado com motorização elétrica com até 600 kW (804 cv) de potência e atingirá os 265 km/h de velocidade máxima (limitada), enquanto a autonomia irá superar os 800km. O modelo começará a ser entregue aos clientes no final de 2025 e irá custar entre 150 mil e 170 mil euros.

A Aehra anunciou que irá divulgar o seu segundo modelo, com carroçaria do estilo berlina, em abril de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”