Evasão

Vai nascer em Portugal uma cidade do surf sustentável

Projeto Surf City Lisbon vai ter piscina de ondas artificiais, zona de treinos e área urbana
Texto

Está para nascer um novo projeto sustentável no Seixal que vai trazer para Portugal a primeira piscina de ondas artificiais para surfar. O Surf City Lisbon já recebeu luz verde do Turismo de Portugal e da Câmara do Seixal, faltando agora a avaliação de impacto ambiental.

Esta cidade do surf é classificada como projeto de Investimento Urbanístico e Turístico Sustentável e pretende ser um ponto de atração não só para praticantes do desporto aquático, como para visitantes nacionais.

No site que promove o projeto, refere-se que o Surf City Lisbon, além da piscina de ondas, terá instalações variadas como escolas de surf e centros de treino de alto rendimento, hotel, beach club, clínica médica, lojas, espaços culturais, áreas de lazer, restaurantes e bar.

O plano não se foca apenas na parte turística. Está prevista a criação de uma área urbana com cerca de 700 residências e um parque urbano para atividades lúdicas e desportivas. Desta forma, pretende-se criar uma zona urbana em redor do surf.

Em declarações ao IOL, fonte oficial da Câmara Municipal do Seixal explica que o projeto “pretende ser um ‘parque temático’ dedicado à prática recreativa e de competição do surf com uma dupla componente: de lazer e de treino”.

“No mesmo espaço será possível uma família estar a aproveitar a piscina de ondas para relaxar e como divertimento e noutro local da mesma piscina estarem atletas e amantes do surf a treinar. Será possível criar vários tipos de ondas para os fins que se pretender. O projeto para além da piscina de ondas, que será o centro da atração, prevê uma unidade hoteleira, zonas comerciais e de descanso e lazer”, explica ainda a autarquia ao IOL.

O terreno para este projeto situa-se em Vale de Milhaços, na freguesia de Corroios, e o projeto já recebeu a classificação de Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo Turismo de Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar