Energia

Recolha de biorresíduos em Castelo Branco vai ser feita com viatura híbrida

Município adquiriu ainda viaturas elétricas para as áreas técnicas e operacionais
Texto
Veículo híbrido de recolha de biorresíduos (foto: divulgação)
Veículo híbrido de recolha de biorresíduos (foto: divulgação)

Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) receberam a primeira viatura no país de recolha seletiva de biorresíduos com tecnologia híbrida.

Segundo a Câmara Municipal de Castelo Branco, a viatura com tecnologia híbrida, chassi a diesel e superestrutura 100% elétrica foi recebida pelos SMCB em dezembro.

“Esta solução permite a operação da recolha e compactação dos resíduos em modo elétrico e silencioso, possibilitando uma redução da utilização do motor (a diesel) do veículo”, esclareceu o município.

Esta nova viatura híbrida permite uma redução de cerca de 40 a 60% do consumo de combustível e a redução de emissão de CO2, apresentando-se também como uma solução amiga do ambiente, robusta e adequada à realidade do concelho, designadamente em termos de dispersão e área geográfica.

Os SMCB têm implementado várias medidas que respondem à necessidade de mudar o paradigma da limpeza urbana, apostando na sustentabilidade ambiental, económico-financeira e social.

Neste âmbito, em substituição de todos os carrinhos de varredura manual, optou por novas estruturas mais leves e de fácil manuseamento e um aspirador alimentado a energia elétrica, equipamento que permite a limpeza do espaço público de modo não poluente e silencioso.

De acordo com a autarquia de Castelo Branco, foi ainda adquirido um conjunto de viaturas elétricas para as áreas técnicas e operacionais “que, além de dar resposta às preocupações com zero emissões poluentes e custos de manutenção mais reduzidos, renova a frota de viaturas em fim de vida”.

Num espaço de três meses, os SMCB já recolheram cerca de 100 mil quilogramas de resíduos que não entraram nos indiferenciados, o que representa uma poupança para o município de 7.720 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Parte do plástico em Portugal é reciclado com recurso a energia solar
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?