Quando se fala em energia verde, como por exemplo a produzida em parques eólicos, é necessário ter em conta todas as atividades de suporte à produção de eletricidade que em muitos casos não são isentas de poluição. É o caso dos navios de operações (SOV) que instalam ou prestam serviço nos parques eólicos flutuantes em alto mar.
Cientes, que, em muitos casos, estes navios são alimentados por enormes motores a combustão, há algumas empresas nórdicas empenhadas em mudar esse paradigma.
É o caso da energética dinamarquesa Ørsted que estabeleceu um acordo com a norueguesa Esvagt, para que os seus parques eólicos offshore possam ser servida por navios que operam com combustível verde e assim assegurarem emissões zero em toda a cadeia de produção.
O primeiro destes super navios de operações, produzido pelos estaleiros da empresa turca Cemre, chega em 2024 e o segundo foi agora anunciado para 2026, num esforço de reduzir a pegada ecológica dos parques propriamente ditos.
A Esvagt é pioneira na conceção e utilização de barcos mais eficientes e os novos navios operam de forma híbrida com metanol verde (e-metanol, produzido a partir de fontes renováveis como hidrogénio e sequestro de carbono) e baterias elétricas de apoio, que em conjunto irão permitir evitar a emissão de cerca de 4.500 toneladas de gases nocivos para a atmosfera.
O combustível e-metanol será fornecido pela própria Ørsted através de uma unidade de produção sediada na Suécia.
Equipado com heliporto e grua de operações especiais, este navio “state-of-the-art” pode alcançar uma velocidade de ponta de 14 nós, terá 93 metros de comprimento por 19,6 metros de largura e pode acomodar 124 tripulantes, que terão acesso a ginásio, sala de cinema e outras facilidades a bordo.