Energia

Sea Zero será o navio de cruzeiro energeticamente mais eficiente do mundo

Baterias elétricas e energia solar prometem assegurar navegação carbono zero
Texto
Navio mais eficiente do mundo | Hurtigruten Norway (foto: divulgação)
Navio mais eficiente do mundo | Hurtigruten Norway (foto: divulgação)

Motores elétricos e velas retráteis com painéis solares surgem em jeito de cartão de visita do Sea One - paquete de luxo da companhia Hurtigruten Norway -, que promete ser o navio de cruzeiro energeticamente mais eficiente em todo o mundo.

Concebido em consórcio com doze parceiros marítimos e o instituto de pesquisa Sintef, este navio futurista, para já apenas revelado virtualmente de forma concetual pela Vard (que desenvolve o projeto para a Hurtigruten), pretende revolucionar a oferta das soluções náuticas de viagem.

navio - away
Sea One da Hurtigruten Norway (foto virtual: Vard)

A Hurtigruten Norway, que como o próprio nome indica é uma companhia norueguesa, pretende lançar o Sea One ao mar em 2030, inserido num plano de inovação e sustentabilidade que poderá permitir acelerar a descarbonização da sua atividade.

Do que a empresa já revelou sabe-se que o Sea One combina uma bateria de 60 MW com tecnologia de energia eólica, velas solares retráteis e sistema de gestão e navegação com inteligência artificial. Mas há mais, com tecnologias como lubrificação a ar, revestimento avançado e limpeza proativa do casco, entre as que se destacam.

navio - away
Sea One a navegar na Noruega (foto virtual: Vard)

Com uma apurada forma aerodinâmica o Sea One apresentará menor resistência ao ar, redução de energia e maior conforto do passageiro. Além de amplo espaço ao ar livre, áreas de superfície ampliadas com janelas dedicadas permitirão vistas inigualáveis do que é frequentemente descrito como "o litoral mais bonito do mundo".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano