Sustentabilidade

Navio de cruzeiro MSC Euribia promete viagens com emissões zero

O novo MSC Euribia está prestes a entrar em ação e será o mais sustentável da frota de cruzeiros da marca
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Os navios de cruzeiro são normalmente referidos no topo da lista quando se fala de emissões de gases poluentes para a atmosfera. Mas agora o operador suíço de cruzeiros MSC prepara-se para realizar uma viagem em que a sustentabilidade será o principal destaque.

O novo MSC Euribia, desenhado pelo artista Alex Fläming (que assina o casco com #savethesea), foi batizado em honra à Deusa Eurybia que na mitologia grega utilizava os ventos, o clima e as constelações, para dominar a fúria e violência dos mares, sendo apenas superada pelo rei Poseidon. Talvez por isso, a MSC esteja apostada num novo tipo de conquista dos mares, mais de acordo com o ambiente.

Na verdade, observando a lista de especificações é possível perceber que o Euribia está equipado com vários recursos de sustentabilidade e a marca prepara-se para realizar a primeira viagem com um foco completo na descarbonização.

MSC Euribia - away
Novo navio de cruzeiro MSC Euribia (foto: divulgação)

O navio MSC Euribia, com 331 metros de comprimento, 43 metros de largura e 75 metros de altura, tem uma tonelagem bruta de 181.541 toneladas, permite acondicionar 6.334 hóspedes em 2.421 cabines e possui um número máximo de 1.704 tripulantes.

Viagem de cruzeiro entre Saint-Nazaire e Copenhaga

O MSC Euribia irá realizar a primeira viagem entre Saint-Nazaire (França) e Copenhaga (Dinamarca) dentro de poucos dias. Para o efeito irá utilizar 400 toneladas de um novo tipo de bio-GNL, um combustível preparado especificamente para esta viagem e que será monitorizado por especialistas ingleses.

De acordo com MSC, o combustível biológico de Gás de Natural Liquefeito, foi produzido a partir de fontes certificadas de sustentabilidade e carbono, para permitir que a viagem possa ser realizada com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. A velocidade máxima será de 22,2 nós.

MSC Euribia - away
#savethesea é assinatura do artista Alex Fläming (foto: divulgação)

Tecnicamente, durante a combustão, o GNL irá eliminar virtualmente os óxidos de enxofre (SOx) e partículas, reduzindo ainda os óxidos de nitrogénio (NOx) em cerca de 85%. A eliminação do SOx permite ainda evitar a utilização de depuradores (EGCS). No conjunto a operação deverá conseguir reduzir as emissões de gases de estufa em até 20%, face a um trajeto idêntico, realizado com combustível tradicional.

Para baixar o impacto das emissões, o casco do navio (abaixo da linha de água) é revestido com uma tinta especial para reduzir o crescimento de organismos, reduzindo assim o arrasto, aumentando a eficiência e por isso reduzindo o consumo de combustível.

MSC euribia - away
A primeira viagem será entre Saint-Nazaire, França e Copenhaga, Dinamarca (foto: divulgação)

Gestão ambiental no MSC Euribia

Para reduzir o impacto ambiental o MSC Euribia conta com um sistema avançado de tratamento de águas residuais a bordo, para onde as mesmas são todas direcionadas antes de sair do navio. A empresa assegura que desta forma evita que organismos de uma zona oceânica possam interferir em outros ecossistemas.

A gestão de resíduos é também um ponto forte neste novo navio com a redução efetiva ou eliminação de plásticos de uso único e renovadas ações de reciclagem. No mais recente navio da frota da MSC a eficiência energética é ainda ampliada com novos equipamentos mais sustentáveis de aquecimento e refrigeração.

Após esta primeira viagem a MSC irá continuar a investir para aumentar a sustentabilidade das viagens de cruzeiro.

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