Mobilidade

BMW revela barco elétrico em Cannes com soundtrack de Hans Zimmer

The Icon brilha durante o Festival de Cannes em revelação , a sua nova proposta de barco elétrico com hidrofólios
Texto

Para os amantes de cinema, o Festival de Cannes, que se realiza de 16 a 27 de maio, é um dos eventos mais importantes do ano. Mas há mais a acontecer do que apenas estreias de filmes e, este ano, Cannes foi escolhido para ser o palco de estreia para o The Icon, o barco elétrico com hidrofólios da BMW.

Criado para ser pioneiro na nova geração de barcos sem emissões, a ideia do The Icon é da BMW, mas o seu desenvolvimento foi colaborativo. O design deste barco sem emissões ficou a cargo da Designworks, uma subsidiária do Grupo BMW, e o desenvolvimento e construção foi da Tyde, um fabricante de iates.

Barco elétrico da BMW - AWAY
The Icon é 100% elétrico (foto: divulgação)

O que distingue o The Icon de outras opções elétricas? Para a BMW, era importante criar uma opção de transporte marítimo que surpreendesse pela autonomia, velocidade e conforto. Para conseguir a proeza, o The Icon tem hidrofólios, uma espécie de asas que ficam na parte inferior e que elevam o barco da água quando está em movimento.

A tecnologia de hidrofólios, que tem surgido cada vez mais noutras propostas, como no Candela P-12, no SeaBubble ou no barco da Polestar, traz várias vantagens à navegação. Ao levantar o casco da superfície da água, garante mais estabilidade e conforto, gera menos barulho e evita a formação de ondas.

Barco elétrico da BMW - AWAY
Proposta da BMW tem hidrofólios (foto: divulgação)

A experiência de navegação ganha novos contornos graças a um pormenor que vai fazer os fãs de cinema muito felizes. Hans Zimmer, o galardoado compositor, criou um soundtrack exclusivo para o The Icon.

Equipado com um motor de 100 kW e com seis baterias do veículo elétrico BMW i3 com um total de capacidade de 240 kWh, o barco elétrico da marca bávara tem autonomia para até 100 km e atinge uma velocidade máxima de 30 nós ou 55 km/h.

Barco elétrico da BMW - AWAY
Vem com seis baterias do BMW i3 (foto: divulgação)

O The Icon foi criado a pensar no estilo de vida urbano e tanto pode ser usado por clientes privados e conscientes, que procuram um barco de luxo, como para fins comerciais. É uma opção ecologicamente consciente, que garante viagens em meio aquático tranquilas e confortáveis.

Em Cannes, ficou a conhecer-se não o protótipo ou apenas a ideia. O barco que foi apresentado é já a versão final, pronta para ir para produção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal