Energia

EDP vai instalar cinco parques com 28 mil painéis solares em Itália

A energética nacional assegura em Itália maior contrato de energia solar distribuída
Texto
Projeto de EDP de energia solar
Projeto de EDP de energia solar

Foi anunciada uma das maiores parcerias estabelecidas até agora na Europa e junta a EDP Comercial com a Verallia, empresas de produção de recipientes de vidro, em Itália, para a instalação de cinco centrais solares fotovoltaicas com 28 mil painéis solares.

A Verallia é uma empresa especializada em embalagens sustentáveis em vidro (que também tem instalações em Portugal) e assegurou assim um contrato de 15 MWp de energia solar com a EDP Comercial. A produção de energia limpa gerada por esta parceria poderá chegar aos 16 GWh anuais.

EDPR com parque solar de 240 MW no Texas

O contrato entre a EDP Comercial e a Verallia consiste na instalação de cinco centrais fotovoltaicas para fornecer eletricidade renovável a fábricas da empresa em Itália e o primeiro parque deverá estar concluído no próximo ano.

O projeto inclui a construção de centrais nas regiões italianas de Verona, Savona, Mântua e Vicenza. No total, serão instalados cerca de 28 mil painéis solares, numa área superior a 142 mil metros quadrados, o que permitirá à Verallia evitar a emissão de cerca de oito mil toneladas de CO2 por ano.

De acordo com o comunicado de imprensa da EDP Comercial a empresa tem crescido significativamente no mercado italiano, desde 2020, onde reforçou em 5 vezes a sua capacidade contratada de solar, comparando os 10 meses de 2022 e o ano de 2021. Atualmente, juntamente com a Enertel, a empresa de solar que adquiriu no ano passado, conta com mais de 70 MWp contratados nesse país.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal