Sustentabilidade

Supermercados Aldi com painéis solares em 80% das lojas em 2025

Consumo de eletricidade de fontes renováveis e produção de energia solar são dois objetivos da Aldi em termos de sustentabilidade
Texto
Aldi com painéis solares na Alemanha (Foto: Aldi Nord/DR)
Aldi com painéis solares na Alemanha (Foto: Aldi Nord/DR)

A Aldi tem estado a apostar na instalação de painéis solares em várias das lojas existentes e em novas estruturas por todo o país, seguindo a estratégia iniciada na Alemanha com sucesso. O objetivo é chegar a uma cobertura fotovoltaica em 80% das lojas até 2025.

Já este ano a Aldi Portugal inaugurou na Moita o maior centro de distribuição do país situado na Moita e, nessa altura, anunciou a instalação de um sistema fotovoltaico capaz de assegurar a produção até 1 mega-watt (1 MW) de energia.

Mas os planos de sustentabilidade da multinacional alemã vão para além da produção de energia solar e a empresa tem investido em vários sistemas de redução de energia.

Supermercado Aldi com painéis solares (Foto: Aldi Nord/DR)

É o caso da conversão da iluminária para lâmpadas LED e de uma gestão inteligente da iluminação, garantida através de sensores de movimento e de intensidade, nas várias zonas das lojas.

Em declarações ao HiperSuper responsáveis da Aldi referem que já aumentaram o consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis de 2155 Mwh, em 2020, para 4825 Mwh, em 2021.

Já as várias câmaras de frio existentes nos espaços do retalhista estão a ser instaladas com sistemas de arrefecimento, que minimizam os efeitos nocivos para a camada de ozono, ao utilizarem NH3 e CO2, fluidos com menor impacto ambiental.

A Aldi tem neste momento 112 supermercados em Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal