Energia

Jaguar Land Rover vai dar segunda vida a baterias do modelo I-PACE

Parceria com Off Grid Energy vai permitir fornecer energia livre de emissões quando há constrangimentos no acesso à rede
Texto
Baterias de Jaguar ganham nova vida com parceria
Baterias de Jaguar ganham nova vida com parceria

A Jaguar Land Rover anunciou uma nova parceria com a empresa Off Grid Energy que tem como objetivo o reaproveitamento de baterias usadas do modelo I-PACE para a criação de unidades de armazenamento de energia.

Capazes de ser carregadas por intermédio de painéis solares, as unidades desenvolvidas pela empresa britânica Off Grid Energy incorporam células de iões de lítio das baterias do SUV elétrico, obtidas a partir de protótipos e de veículos de testes. Dessa forma estão aptas a fornecer energia livre de emissões, sempre que o acesso à rede elétrica é limitado ou não está disponível.

O sistema utiliza baterias usadas, com vida útil mais reduzida e que já não cumprem os requisitos para ser utilizadas em veículos elétricos.

Estas estão conectadas a um conversor bidirecional e aos sistemas de controlo de gestão, permitindo que a unidade possa disponibilizar até 125 kW de potência.

Disponíveis para aluguer comercial, as unidades integram ligações de carregamento para veículo elétrico Type 2.

A parceria estabelecida entre a Jaguar Land Rover e a Off Grid Energy prevê que esta reutilize até 85 % das baterias de veículos fornecidas pelo construtor britânico, bem como os módulos e a cablagem que compõem a unidade de armazenamento. Os restantes materiais são reciclados e reenviados à cadeia de abastecimento.

Uma unidade já desenvolvida com baterias do I-PACE esteve a ser usada nas sessões de testes para o Campeonato do Mundo de Fórmula E que a Jaguar TCS Racing levou a cabo no Reino Unido e em Espanha. O sistema foi utilizado para alimentar os equipamentos que analisam o desempenho em pista dos veículos de competição e para fornecer energia auxiliar às boxes.

Integrada no compromisso da Jaguar Land Rover de atingir a neutralidade nas emissões de carbono antes de 2039, a parceria agora anunciada constitui o primeiro passo nos planos do construtor para criar novos modelos empresariais de economia circular para as baterias dos seus veículos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal