Fantástico

Exploração da Antártida poderá contar com veículo elétrico de aspeto lunar

Conceito elétrico e ecológico pretende impulsionar turismo e também apoiar investigação no continente gelado
Texto

Os avanços que se fazem no mundo começam sempre por conceitos. Ideias que ganham forma no papel e com tempo, dedicação e pesquisa acabam por saltar para o mundo. Ainda assim, antes até de passarem a realidade, os conceitos são quase sempre um passo tremelicante em direção ao futuro.

A pensar no turismo sustentável num dos sítios mais inóspitos do mundo, a Antártida, o designer britânico Oliver Ball desenvolveu o projeto Land Rover Antartic Research Concept, ou, para abreviar, o Land Rover ARC.

Esta proposta inovadora inclui o veículo Land Rover ARC e um hub que se complementam e que idealmente seriam usados para investigação e também para turismo.

O hub seria um centro de investigação global na Antártida, que estaria sempre em funcionamento com investigadores, cientistas e guias permanentes e temporários. Esta base seria completamente sustentável, neutra em carbono e energeticamente autossuficiente, graças a turbinas eólicas e painéis solares.

É também no hub que o Land Rover ARC é carregado, podendo também ser usado como uma fonte de energia.

O que ganha mais destaque na proposta inovadora de Oliver Ball é mesmo o veículo de dimensões impressionantes, que permite levar investigadores, cientistas e também turistas aos quatro cantos da Antártida.

Pensado para ser uma casa com rodas e também um centro de investigação e observação, o design mescla-se com a paisagem. Tem zonas de lazer, zonas de descanso e, claro, zonas onde é possível trabalhar.

Apesar de não ser referido exatamente quais seriam as tecnologias e materiais, é destacado pelo designer que deveriam ser sustentáveis para garantir a menor pegada ecológica.

Também não há especificações sobre motorização ou autonomia, o que não é de estranhar já que ainda é só uma ideia inovadora e não um projeto em desenvolvimento.

(Fotos: Behance)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias