Energia

Mercado regulado: acesso à rede mais barato, mas eletricidade sobe em 2023

A ERSE anunciou que clientes do mercado regulado vão ter aumento na tarifa de eletricidade de 2,8% já em janeiro de 2023
Texto
Luzes (Foto: Jordan Stimpson/Pixabay)
Luzes (Foto: Jordan Stimpson/Pixabay)

O preço da eletricidade no mercado regulado deverá sofrer um aumento de 2,8% a partir de 1 de janeiro de 2023, e a tarifa de acesso à rede vai baixar. A informação foi dada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que apresentou a proposta de atualização de preços e tarifas para o próximo ano.

A atualização de preço deverá afetar os cerca de 925 mil clientes no mercado regulado de eletricidade, assim como os clientes que apesar de estarem no mercado livre, optaram pela tarifa equiparada.

Luz, eletricidade - AWAY
Luz (Foto: Anthony Indraus/Unsplash)

A variação de 2,8% tem por base o preço médio de 2022 e integra as atualizações feitas em abril e outubro deste ano, assim com a fixação excecional de tarifas em julho, explica a ERSE em comunicado.

A entidade alerta ainda que, face a dezembro de 2022, o aumento médio em janeiro será de 1,1%.

Em relação às tarifas de Acesso às Redes, que vigoram de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano e que é paga por todos os consumidores, janeiro de 2023 trará uma redução significativa.

Preço da eletricidade no mercado regulado - AWAY
Rede elétrica (Foto: Pexels)

De acordo com a ERSE, face aos preços em 2022, os consumidores industriais pagarão menos 35% e os consumidores domésticos menos 80%, algo que poderá ajudar a compensar o aumento no preço da eletricidade

No documento divulgado pela ERSE, também é explicado que os consumidores que tenham tarifa social vão ter direito a um desconto de 33,8% sobre as tarifas de Venda a Clientes Finais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal