Energia

Madeira com campanha de incentivo à poupança e ao uso de energia solar

Campanha de sensibilização para poupança de energia recomenda mudanças no quotidiano e sugere a opção pela energia solar
Texto
Governo Regional da Madeira lança campanha (Foto: C. Cheviron/ Flickr)
Governo Regional da Madeira lança campanha (Foto: C. Cheviron/ Flickr)

O Governo Regional da Madeira lançou a campanha “Liga-te! Produz a tua energia”, com o objetivo de sensibilizar a população para a gestão eficiente e para a poupança de energia, bem como recomendar a instalação de sistemas fotovoltaicos em habitações particulares e empresas.

Em comunicado, a Secretaria Regional da Economia, entidade responsável pelo projeto, refere que a instalação de sistemas fotovoltaicos pode resultar numa poupança de até 50% no consumo de energia, salientando que esta é uma das medidas mais eficazes para diminuir custos e proteger o ambiente.

Campanha Madeira - AWAY
Instalação de painéis solares (Foto: Los Muertos Crew/ Pexels)

Por outro lado, a iniciativa alerta para os pequenos gestos quotidianos que, no final do mês, podem fazer a diferença ao contribuir para uma redução substancial de consumos e, por consequência, dos custos para famílias e empresas.

Relativamente à regulação das temperaturas dos equipamentos de climatização interior, é recomendado que estes estejam no máximo a 19°C no inverno e no mínimo a 25°C no verão, tal como devem estar desligados quando o espaço não está a ser utilizado.

Especificamente para a empresas, a campanha promovida pelo Governo Regional da Madeira defende que a iluminação interior esteja desligada quando os espaços não estiverem em uso e após o fim do horário de trabalho, promovendo uma maior utilização da luz natural.

É ainda sugerido o recurso a iluminação LED, pois esta permite uma redução de até 80% no consumo energético.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal