Energia

Soluções inteligentes ajudam a poupar na fatura de energia de casa

Aparelhos com ligação WiFi permitem controlar remotamente o sistema de aquecimento, as lâmpadas e até os eletrodomésticos
Texto
Sistemas inteligentes ajudam a poupar na fatura de energia
Sistemas inteligentes ajudam a poupar na fatura de energia

Ter uma casa tecnologicamente avançada não é apenas ter uma smart TV de último modelo, ou ter os telemóveis e tabletes mais evoluídos do mercado. Neste artigo queremos mostrar-te como a tua casa se pode tornar mais inteligente e sustentável, enquanto poupas dinheiro.

Reduzir o consumo e evitar o desperdício são sempre bons princípios e o melhor é que, no contexto do lar, não têm de estar associados a perda de conforto, como nos explica a SPC, empresa especializada em eletrónica de consumo.

O uso de pequenos aparelhos inteligentes pode fazer a diferença, a começar pelos termostatos Wi-Fi programáveis.

poupar no consumo energético - AWAY
Controlo do sistema de aquecimento através do smartphone

Aplicáveis a uma caldeira a eletricidade ou a gás, os termostatos inteligentes incluem um contador individual e podem ser controlados remotamente através de uma aplicação para smartphone. Assim, mesmo à distância, podes ajustar de forma mais eficiente o aquecimento da tua casa.

Se também optares por válvulas inteligentes conseguirás controlar a temperatura de cada um dos radiadores de casa de forma independente e, dessa forma, atribuir a cada divisão uma temperatura diferente, garantindo uma poupança significativa adicional.

É também possível programar o funcionamento do aquecimento através de geolocalização, o que significa que este pode ser ativado à medida que te aproximas de casa.

A iluminação é um outro capítulo onde há grandes margens para poupança, mesmo que todas as lâmpadas de casa já sejam LED. Interruptores WiFi inteligentes, por exemplo, permitem controlar a iluminação e decidir quando acender e apagar as luzes, a partir do smartphone.

tomadas inteligentes - AWAY
Tomadas inteligentes

Ao nível das lâmpadas, a opção por modelos inteligentes, que podem até funcionar com os sistemas de voz Alexa e Google Home, possibilitam poupar na conta da eletricidade, já que também podem ser controlados à distância. Com este tipo de lâmpadas, quando saíres de casa, nunca terás de voltar atrás para verificar se alguma ficou acesa, pois podes fazê-lo através do telemóvel.

E quanto aos muitos aparelhos que habitualmente estão ligados a tomadas em casa, é possível poupar? Com a ajuda das mais recentes tomadas inteligentes WiFi, as quais incluem um sistema de monitorização que permite controlar consumos (até numa base diária), essa tarefa fica mais fácil.

Basta ligares à tomada inteligente qualquer aparelho elétrico (um eletrodoméstico, por exemplo) que queiras controlar remotamente, para o poderes ligar ou desligar à distância. Dessa forma evitas mantê-lo em modo stand-by e eliminas todo o consumo de energia quando não está a utilizá-lo.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos