Energia

Combustíveis: ISP baixa 1,7 cêntimos na gasolina e 2,4 cêntimos no gasóleo

Governo anuncia os valores de redução de ISP para a semana de 14 a 20 de março
Texto
Cálculos de redução do ISP
Cálculos de redução do ISP

O Imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) vai reduzir em 1,7 cêntimos no gasóleo (€0,017/litro) e 2,4 cêntimos na gasolina (€0,024/litro), na próxima segunda-feira, anulando, de acordo com informações do governo, o acréscimo da receita do IVA com o aumento do preço dos combustíveis previsto para a próxima semana.

De acordo com o aumento previsto pelo governo (16 cêntimos por litro de gasóleo e de 11 cêntimos por litro de gasolina), este é o valor que se obtém para descontar no potencial aumento de IVA, de acordo com secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

A fórmula de compensação, divulgada ontem, dia 11 de março, será usada como base para que, semanalmente, possa ser feita a atualização da taxa do ISP em função da evolução dos preços de venda ao público do gasóleo e da gasolina.

Esta redução do ISP por litro de combustível agora definida vai somar-se à medida que está em vigor desde outubro e que contempla uma redução do ISP em dois cêntimos no litro de gasolina e em um cêntimo no gasóleo, precisou o secretário de Estado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Governo recomenda baixar a velocidade máxima para os 100 km/h
Comboio de alta velocidade Porto-Lisboa poderá ser uma realidade dentro de uma década
Itália tem primeira residência para estudantes alimentada a hidrogénio