Energia

Preço dos combustíveis em novos máximos na semana de 14 a 20 de março

A partir da próxima semana gasóleo e gasolina deverão ultrapassar a fasquia dos 2 euros em vários postos
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Segundo as previsões da AWAY, o preço da gasolina e do gasóleo deverão bater máximos históricos na próxima semana de 14 a 20 de março. A nossa previsão indica que a gasolina super 95 deverá ter uma subida de 13 cêntimos (€ 0,13/litro) e o gasóleo simples deverá subir 16 cêntimos (€ 0,16/litro).

Tem sido uma semana intensa de cálculos e de acompanhamento permanente da evolução do preço do petróleo que serve de referência para o nosso mercado. O governo divulgou um conjunto de medidas e ainda hoje deverá existir mais novidades sobre os cálculos do ISP.

A nossa previsão para a próxima semana, para além dos cálculos internos que fazemos, tem em linha de conta uma tendência de descida ligeira no preço do barril de Brent, em queda durante dois dias, e, a meio do dia de negociação de sexta-feira, dia 11 de março, a valer 108,13 dólares por barril, abaixo da média dos últimos dias (dados OilPrice).

Por outro lado, o recente anúncio de embargo ao petróleo russo por parte de Joe Biden, pode alterar o rumo das negociações de petróleo e, nesse sentido, podem ser esperados mais aumentos.

Com estes dados, e tendo em conta o preço médio estimado é ainda possível prever que a gasolina 95 simples e o gasóleo simples vão superar os 2 euros/litro em vários postos (algo que já ocorre em alguns operadores conforme a AWAY verificou no terreno).

Preço dos combustíveis hoje em Portugal

Os dados da ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético) mostravam hoje, dia 11 de março, um preço de referência de 1,798 para a gasolina e 1,796 para o gasóleo.

Por outro lado, de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), recolhidos a 04 de março, o preço médio do gasóleo simples é de 1,837 euros/litro (para uma média de 2436 postos de abastecimento), e o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,940 euros/litro (preço médio obtido a partir de informação de 2425 postos de abastecimento).

Recordamos que estes valores são referenciais ou médios e podem não representar a maioria dos postos na tua zona.

Como fazemos a previsão na AWAY

Os cálculos da AWAY, foram realizados dia 11 de março, com base no acompanhamento permanente da evolução dos preços, cruzamento de dados do mercado e informações de operadores no setor.

A previsão do preço dos combustíveis, para a próxima semana, não tem ainda em linha de conta a anunciada redução de IVA em sede de ISP por parte do governo que só deve ser considerada após publicação de portaria do governo (que deverá ocorrer ainda hoje, dia 11 de março).

Recordamos que esta é uma estimativa da AWAY. Os postos de combustível e os operadores do mercado são livres de praticar o preço que desejarem. É muito provável que encontres postos com preços mais altos ou mais baixos. Também poderás conseguir valores melhores com as várias promoções existentes de parcerias com as gasolineiras.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Governo recomenda baixar a velocidade máxima para os 100 km/h
Comboio de alta velocidade Porto-Lisboa poderá ser uma realidade dentro de uma década
Itália tem primeira residência para estudantes alimentada a hidrogénio